São Paulo aperta o cerco contra a compra e venda de celulares roubados
03/07/2015 17:33 | Da Redação

A Assembleia Legislativa paulista deu um passo no incremento da segurança pública do Estado ao aprovar o Projeto de Lei 46/2015, do Poder Executivo. A matéria foi sancionada pelo governador Geraldo Alckmin em 6 de maio e tornou-se a Lei 15.826/2015, com o objetivo de inibir o comércio irregular de dispositivos que permitam a reativação e, consequentemente, a recolocação no mercado dos aparelhos, produtos de ilícitos, coibindo assim a prática de outros crimes, tais como receptação e estelionato. A nova norma estabelece restrição para a comercialização de aparelhos eletrônicos destinados a promover alterações no IMEI dos aparelhos de telefonia móvel celular.
A compra e venda de celulares roubados têm se tornado uma prática comum em todo o país e foi objeto de reportagem exibida pelo Jornal Nacional, da Rede Globo, na terça-feira, 1º/7, que mostrou vários flagrantes no centro de Porto Alegre feitos com uma câmera escondida pela reportagem da RBS TV.
Todo o celular possui o código IMEI. É como se fosse o chassi de um veículo. Com este número, a operadora pode bloquear o celular. Com programas de computador, consegue-se liberar o telefone roubado para ser usado novamente.
Bloqueio
Quem compra e vende celular roubado ou altera número de IMEI (International Mobile Equipment Identity) comete crime de receptação, com penas que podem chegar a oito anos de prisão. Para a polícia, o bloqueio do IMEI ainda é a melhor forma de impedir que os criminosos usem o aparelho.
Sem o número, não é possível bloquear o telefone. Por isso, muitas pessoas costumam guardar o código em casa, arquivam no computador ou em uma agenda. O IMEI também vem registrado na nota fiscal. E até na tela do telefone celular é possível ver o código. Basta digitar a combinação: *#06#.
A nova lei restringe a comercialização de dispositivos eletrônicos destinados a promover alterações no IMEI dos aparelhos de telefonia móvel celular e similares, na forma da criação de autorização oficial a ser expedida pela Polícia Civil do Estado, e tem como fundamento a recente edição da Resolução SSP-3, de 6 de fevereiro de 2015, que estabelece a necessidade do fornecimento dos mencionados códigos (IMEI) por ocasião da elaboração de Boletins de Ocorrência que registrem furto ou roubo de aparelhos de telefonia móvel celular e similares, atribuindo ao delegado de polícia o poder de requisição às respectivas operadoras para o imediato bloqueio do equipamento.
É prevista ainda a imposição de penalidade administrativa pela eventual comercialização dos dispositivos em tela sem a necessária autorização policial, materializada pela apreensão do estoque disponível no estabelecimento infrator e pelo cancelamento da inscrição estadual.
Fonte: G1
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações