Lei define limites para o Alto Juquery e busca sua preservação
22/07/2015 19:15 | Da Redação Foto: Vera Massaro


A definição dos limites da Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais do Alto Juquery (APRM/AJ) foi estabelecida com a aprovação pela Assembleia Legislativa, em 18/3, do Projeto de Lei 272/2010, apresentado pelo Poder Executivo. Após sua sanção pelo governador, dia 16/4, a proposta tornou-se a Lei 15.790/2015.
O Alto Juquery, que é parte do sistema Cantareira, abastece de água, juntamente com os reservatórios Guarapiranga e Billings, a Região Metropolitana de São Paulo. Por isso, o projeto declara a área como de interesse regional destinada ao abastecimento. O PL foi aprovado por unanimidade pelo Legislativo na forma do substitutivo apresentado pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
O projeto estabeleceu normas de uso do solo na região do Juquery/Cantareira, reforçou as ações de fiscalização e criou condições para intervenções governamentais nas áreas de saneamento e habitação, com a participação dos municípios. Entre essas intervenções está a possibilidade de criação e regularização de assentamentos habitacionais de interesse social, com o Poder Público promovendo programas de recuperação urbana e ambiental. Esses empreendimentos, entretanto, são restritos às famílias fixadas no local até o final do ano de 2011.
Audiências públicas
A aprovação foi precedida pela realização de quatro audiências públicas por iniciativa da Assembleia, que sempre ressaltou a importância da iniciativa de recuperação e preservação de mananciais. Em junho de 2014, durante a última audiência, na sede do Legislativo (as anteriores foram realizadas também na Assembleia, em Mairiporã e em Franco da Rocha), a relatora do projeto na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, deputada Célia Leão (PSDB), destacou a importância de englobar ao texto original os aprimoramentos possíveis.
Na ocasião, o coordenador da Unidade de Gerenciamento de Programa da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, Amauri Pollachi, lembrou que para a elaboração do projeto houve participação das secretarias de Meio Ambiente, da Habitação e de Saneamento e Recursos Hídricos, e as modificações posteriores resultaram do consenso das manifestações de representantes da sociedade civil e de prefeitos dos municípios envolvidos (Caieiras, Franco da Rocha, Mairiporã, Nazaré Paulista e São Paulo).
De acordo com a lei oriunda do PL 272/2010, a APRM/AJ contará com um Sistema de Planejamento e Gestão inserido no Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos, garantida a articulação com os sistemas de Meio Ambiente, de Saneamento e de Desenvolvimento Regional.
Entre os objetivos da lei estão integrar o Poder Público e a sociedade numa gestão participativa e integrada da APRM/AJ; integrar programas e políticas setoriais e regionais em setores como habitação, transporte e saneamento; assegurar e ampliar a produção de água para o abastecimento da população; e disciplinar o uso e ocupação do solo.
A íntegra da Lei 15.790/2015 pode ser consultada no Portal da Assembleia (al.sp.gov.br) no link Legislação.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações