Presidente Capez anuncia projetos do ILP para o segundo semestre






Nesta quinta-feira, 30/7, o presidente da Assembleia Legislativa, Fernando Capez, visitou o Instituto do Legislativo Paulista (ILP), que tem por missão agregar e disseminar conhecimento, contribuindo para o aperfeiçoamento do Poder Legislativo e da democracia no Estado. Trata-se de um importante espaço de formação, produção de conhecimento e troca de experiências entre a sociedade e o Poder Legislativo paulista.
Durante a visita, o presidente anunciou novos projetos para o segundo semestre. Segundo Capez, o ILP fará estudos sobre a avaliação do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS), que é um verdadeiro retrato da situação da população de cada cidade, revelando os problemas quanto a produtividade, saúde, educação e meio ambiente para, desse modo, propor medidas visando melhorar a qualidade de vida de quem vive nos 645 municípios do Estado de São Paulo.
Essas medidas serão tomadas de maneira técnica com padrões rígidos estabelecidos pela legislação vigente que rege a matéria, uma vez que cabe ao ILP a função de avaliar os resultados do IPRS nos municípios, com o fim de propor medidas que contribuam para o desenvolvimento e a justiça social. "Isso é importantíssimo inclusive para orientar o governo na elaboração do projeto do Orçamento, direcionando recursos a áreas prioritárias", acrescentou Capez.
O instituto, além de utilizar mecanismos como as audiências públicas que serão realizadas para a discussão do Orçamento do Estado, poderá se valer também dos trabalhos do Grupo de Ações Estratégicas da Assembleia, visando propor soluções objetivas com a finalidade de orientar as políticas públicas para a melhoria de vida dos habitantes dos municípios.
Objetivando maior interação do Poder Legislativo com a sociedade e o aperfeiçoamento da participação política, o ILP irá oferecer também cursos de formação em ciência política via satélite.
Os cursos contarão com vários pontos de retransmissão para alcançar um maior número de pessoas, e destinam-se principalmente a políticos e interessados em política. O projeto inclui ainda a transmissão de palestras e seminários para as câmaras municipais.
Dentre as suas inúmeras funções, o ILP deve atuar em conjunto com o Departamento de Comissões da Assembleia Legislativa, visando ao levantamento de dados técnicos, à elaboração de estudos e pesquisas e à realização de eventos sobre temas de interesse do Poder Legislativo ou sobre projetos de lei em tramitação.
Deve ainda atuar em conjunto com o Departamento de Recursos Humanos da Assembleia Legislativa para o aperfeiçoamento e a capacitação profissional dos servidores, através de convênios com instituições que atuem na área de estudos, pesquisas e ensino de políticas públicas e outros temas de interesse do Poder Legislativo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações