Secretário fala à Comissão de Atividades Econômicas sobre potencial do turismo
05/08/2015 19:32 | Da Redação Fotos: Marco Cardelino





A Comissão de Atividades Econômicas recebeu na quarta-feira, 5/8, o secretário de Turismo, Roberto de Lucena, que tratou da potencialidade das atividades turísticas no Estado e dos projetos que estão sendo desenvolvidos pela pasta.
De acordo com Lucena, o turismo movimenta até 56 setores da economia e São Paulo apresenta ambiente estratégico para o desenvolvimento do setor, caracterizado não apenas pela existência de praias, serras, campos, concentração de negócios diversos, diversidade da atividade gastronômica, entre outros, mas também pelas boas rodovias, 4 mil meios de hospedagem, o porto de Santos - o maior da América Latina - e 36 aeroportos, entre eles os três maiores do país. Com essa perspectiva, o secretário considerou o acerto da orientação do governador ao eleger o turismo como prioridade para o desenvolvimento econômico do Estado.
Estâncias
Nesse sentido, informou o secretario, é que vêm sendo desenvolvidos programas que procuram atender a missão de fomentar a atividade, entre eles: Sabor de São Paulo, Roda São Paulo, Caminha São Paulo. O Estado de São Paulo possui hoje 67 municípios considerados estâncias por lei e, a partir da aprovação da Lei Complementar 1.261/2015, esse número poderá chegar a 70 e poderão ser criados outros 140 Municípios de Interesse Turístico, que serão habilitados a receber recursos do Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos.
Os deputados Hélio Nishimoto (PSDB), Reinaldo Alguz (PV) e Sebastião Santos (PRB) destacaram o potencial turístico de regiões do Estado e a importância da atividade para o momento de crise econômica. Alguz também manifestou preocupação com o baixo orçamento destinado à Secretaria de Turismo.
Preocupado também com a questão, o presidente da CAE, Itamar Borges (PMDB), propôs que se agende uma audiência com os secretários da Fazenda e do Planejamento com o objetivo de debater o orçamento para Turismo em 2016.
Adequação do orçamento
Respondendo às manifestações dos deputados, Roberto de Lucena apresentou números referentes ao orçamento da pasta, que hoje corresponde a 0,2% do Orçamento do Estado, considerado aí os recursos administrados pelo Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade). Ele acentuou que a baixa execução orçamentária, que fora apontada pela deputada Márcia Lia (PT), decorre do fato de que número considerável de estâncias ainda não elaboraram os projetos necessários para a liberação de recursos para atendimento de demandas aprovadas.
Por outro lado, o secretário falou sobre a necessidade de adequação do orçamento da secretaria de Turismo, reconhecendo a importância de gestões dos deputados junto às secretaria da Fazenda e Planejamento. De acordo com Lucena, desde a autonomia conquistada pela secretaria de Turismo em 2011, os desafios cresceram e, para que o setor continue a contribuir com o desenvolvimento econômico do Estado no ritmo esperado, maior volume de recursos deverão ser destinados ao turismo.
Deliberações
Os trabalhos da CAE incluíram também a apreciação de pauta em que se destaca a aprovação do PL 841/2011, que institui o Programa de Incentivo ao Uso do Calcário na Correção de Solos. O programa cria subvenções para a aquisição do insumo. "Programas semelhantes existem em outros Estados brasileiros com resultados práticos e que tem ampliado a produtividade dessas regiões", afirmou o autor do PL, deputado Ed Thomas (PSB)
Além dos citados, participaram da reunião os deputados Cezinha de Madureira (DEM), Marcos Neves (PV) e Ana do Carmo (PT). A íntegra das proposituras constantes da pauta da reunião e sua tramitação podem ser consultadas no Portal da Assembleia (al.sp.gov.br) no link Projetos. A pauta completa da reunião está no link Comissões.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações