Comissão de Direitos Humanos quer debater atuação da Polícia Militar
12/08/2015 20:34 | Da Redação: Keiko Bailone Fotos: José Antonio Teixeira


Requerimentos apresentados pela deputada Beth Sahão (PT) para a realização de audiências públicas sobre eventuais violações de direitos humanos praticadas pela Polícia Militar provocaram discussão, mas conseguiram ao final ser aprovados em votação nominal. O fato ocorreu durante a reunião ordinária da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais, nesta quarta-feira, 12/8, presidida pelo deputado Carlos Bezerra Jr. (PSDB).
Sahão fez a justificativa de seus dois requerimentos - o primeiro sobre o posicionamento da PM contra estudantes e funcionários da USP que participavam de protesto na zona oeste da capital pelo Dia Nacional de Paralisações e Manifestações contra a Terceirização e o Ajuste Fiscal, em 29/5; e o segundo, sobre a atuação dessa corporação em 2014. Antes, lembrou que também já havia se posicionado a favor de policiais militares vítimas de violência.
O deputado Raul Marcelo (PSOL) lembrou ser autor de uma proposta de reforma do regimento da PM, que remonta aos anos 1970. O deputado Coronel Telhada (PSDB), por sua vez, justificou o voto contrário a esses requerimentos, convidando os membros da Comissão de Direitos Humanos a visitarem a Escola de Soldados da PM em Pirituba e a Academia do Barro Branco, sob o argumento de que os parlamentares precisam conhecer o outro lado da PM. Destacou que as aulas sobre direitos humanos no currículo da PM têm abordagem "transversal".
Polícia Civil e intolerância religiosa
Além desses requerimentos, a comissão aprovou outros seis, sendo um deles de autoria do deputado Raul Marcelo, para discutir a elucidação de crimes com o envolvimento da Polícia Civil. Segundo Marcelo 4.229 pessoas foram mortas por armas de fogo só no ano de 2012.
Outro requerimento, da deputada Clélia Gomes (PHS), solicitou a realização de uma audiência pública para abordar denúncias de intolerância religiosa. A parlamentar acatou a sugestão do deputado Adilson Rossi (PSB) para que fossem convidados representantes das religiões Católica e Evangélica, além dos que ela havia sugerido anteriormente, ou seja, representantes dos umbandistas, muçulmanos e judeus.
A deputada Márcia Lia também teve aprovado requerimento de sua autoria, para que o secretário estadual da Justiça e Defesa da Cidadania, Aloísio de Toledo Cesar, e o secretário de Direitos Humanos da Presidência da República, Pepe Vargas, sejam convidados a prestar informações acerca do potencial risco de suspensão ou encerramento das atividades do programa de proteção à criança e ao adolescente ameaçado de morte.
Um outro requerimento, também apresentado pela deputada Beth Sahão, foi acolhido: o da realização de uma audiência pública para tratar dos abusos sexuais verificados contra mulheres nas dependências do Metrô e da CPTM.
Já o requerimento apresentado pelo deputado Carlos Giannazi (PSOL) foi aprovado sob a forma de convite. Este será feito ao reitor da Universidade de São Paulo, Marco Antonio Zago, para que esclareça o desmonte do programa de creches/pré-escolas da USP. Neste último caso, os deputados presentes - além dos já citados, Hélio Nishimoto (PSDB), Marta Costa (PSD) e Cezinha de Madureira (DEM) - concordaram que audiência seja realizada em conjunto com os membros da Comissão de Educação.
Projetos aprovados
Antes da deliberação sobre os requerimentos, os parlamentares aprovaram 20 pareceres a projetos de lei, dentre eles três PLs de autoria do deputado Edmir Chedid: 868, 869 e 871, todos de 2014, voltados à proteção do consumidor. Vale ressaltar, dentre os pareceres aprovados, o referente ao PL 1257/2014, do ex-deputado Adriano Diogo, que institui o Mecanismo e o Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura no Estado de São Paulo.
A íntegra das proposituras constantes da pauta desta reunião e sua tramitação podem ser consultadas no Portal da Assembleia (al.sp.gov.br) no link Projetos. A pauta completa da reunião está no link Comissões.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações