Audiência manifesta apoio à greve dos servidores do INSS


















Audiência realizada nesta terça-feira, 18/8, a pedido do deputado Carlos Giannazi (PSOL), manifestou apoio à greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com a presença de sindicalistas e servidores.
Giannazi afirmou que a audiência se configura como um instrumento de luta e pressão para que as reivindicações dos servidores sejam atendidas. Segundo o deputado, os servidores do INSS também são vítimas do ajuste fiscal instituído pelo governo Federal. "Não somos responsáveis pela crise, não podemos pagar por ela, mas sim o capital nacional e internacional", observou.
Há 43 dias em greve, os servidores do INSS reivindicam melhores salários, incorporação de gratificações, jornada de 30 horas para todos, melhores condições de trabalho e abertura de concurso público para repor o déficit de mais de 15 mil servidores no setor.
De acordo com Gilceli Leite, do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência do Estado de São Paulo (Sinsprev/SP), a greve chegou a seu momento mais crítico, uma vez que o governo a judicializou, apesar das promessas de não fazê-lo. Afirmou que isto não desmobilizou a categoria; pelo contrário, mais e mais servidores estão aderindo à greve.
Junia da Silva Gouveia, também do Sinsprev, ressaltou que a população é a maior prejudicada com as precárias condições de trabalho dos servidores do INSS. Explicou que são pouquíssimos funcionários para atender uma grande demanda e, uma vez que ganham por metas, são obrigados a realizar os atendimentos em tempo muito curto. Caso haja algum erro, o funcionário responsável é encaminhado à Polícia Federal para averiguar a existência de fraude e, caso fique provada a inocência, ainda assim é obrigado a pagar pelo benefício concedido de forma errada. Tal pressão acaba induzindo o funcionário muitas vezes a negar um benefício por medo de errar. "Queremos nos dirigir à população, aos partidos, aos sindicatos para que entendam a importância da nossa greve", enfatizou.
Paulo Pasin, da Federação Nacional dos Metroferroviários, compareceu à audiência para prestar solidariedade aos servidores em greve. "Nossa luta não aparece na mídia, daí a importância desta audiência", declarou.
Servidores presentes ao ato falaram sobre os problemas que enfrentam no trabalho. Além dos salários arrochados e da falta de funcionários, sofrem com a falta de material e ambientes muitas vezes insalubres. As péssimas condições de trabalho, que geram a precarização dos atendimentos, também levam a conflitos entre os funcionários e a população, que muitas vezes responsabiliza o servidor pelos problemas nos benefícios a que têm direito.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações