Reunião com a FPF debate regulamentação da lei que promove segurança nos estádios
18/08/2015 18:06 | Da Redação





Dirigentes da Federação Paulista de Futebol (FPF) se reuniram nesta terça-feira, 18/8, com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Fernando Capez, e com o presidente da Comissão de Segurança Pública, deputado Delegado Olim, para discutir a regulamentação da Lei 15.868/2015, que prevê medidas para promover conforto e segurança nos estádios de futebol nos jogos da primeira divisão.
Segundo a proposta de Capez, a FPF deve participar ativamente da regulamentação da lei, porque é essa instituição que, na prática, vai promover a execução das novas regras, junto com os clubes proprietários dos estádios. O presidente da Alesp explicou aos dirigentes como deve ser a dinâmica nas arenas: o torcedor que encontrar seu lugar ocupado por outra pessoa deverá chamar um "steward" (orientador), que determinará a desocupação do espaço. Caso o infrator não obedeça, será acionada a PM, que o conduzirá ao juizado especial ou à delegacia de polícia.
Cadeiras numeradas
Para Coronel Marinho, presidente da Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol e diretor de Prevenção e Segurança da FPF, a primeira providência a ser tomada pela federação é determinar que os estádios mais antigos adaptem sua estrutura, instalando cadeiras numeradas para todos os torcedores e definindo acessos exclusivos para que as torcidas organizadas ocupem seus lugares atrás das metas.
Tendo atuado por 17 anos no 2º Batalhão de Choque, que faz o policiamento de praças esportivas, Coronel Marinho acredita que a lei será eficiente principalmente porque prevê multa para quem a desrespeitar, por exemplo, ocupando a cadeira de outra pessoa. "Antes não havia sanção, por isso não funcionava. Agora, aquele que deixar de obedecer vai gerar uma ocorrência, e vai ter de arcar com as consequências", explicou.
Fiscalização
Para Delegado Olim, a norma que está em fase de regulamentação é, antes de tudo, instrumento de respeito ao consumidor. "Caso o assento comprado não esteja disponível, o organizador do jogo deverá devolver o dinheiro em dobro." Além disso, ele destacou que todos ganharão com a implementação da norma, pois "os estádios vão voltar a ficar lotados; os torcedores vão voltar a levar suas famílias e filhos para se divertirem com o futebol".
O presidente da Comissão de Segurança Pública destacou ainda que a efetiva aplicação da lei será fiscalizada pela Assembleia por meio do Núcleo de Avaliação Estratégica (NAE).
Futebol negócio
Por sua experiência como líder empresarial e sua atuação nas áreas de turismo e eventos de grande porte João Dória Jr. foi convidado a contribuir na elaboração do anteprojeto de decreto regulamentador " que será apresentado à Assembleia e depois levado por Capez ao governador.
Segundo o ex-presidente da Embratur, a nova lei deve ajudar a alavancar o setor do turismo na medida em que os estádios passem a ser mais uma opção de passeio, como são as arenas dos grandes clubes europeus. Para Dória, o momento é propício para o segmento, já que a atual taxa de câmbio tornou o país mais atrativo, tanto para brasileiros como para estrangeiros. "O que já era bom, agora é bom e barato."
Entretanto, o empresário destacou a necessidade de investimentos em publicidade e na adequação da estrutura das arenas, que devem contar com atrativos como um museu do time, espaços gastronômicos e realização de atividades lúdicas.
Autoria coletiva
Também presente à reunião, o líder do PTB, deputado Campos Machado, destacou que o Projeto de Lei 625/2015, que deu origem à nova Lei dos Estádios, foi apresentada como de autoria coletiva, consignada por todos os líderes partidários. Entretanto fez questão de ressaltar que a concepção da norma foi de Fernando Capez, que havia apresentado proposta com o mesmo teor há mais de dois anos. "Essa iniciativa revolucionária vai fazer com que São Paulo dê exemplo a todo o país", comemorou.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações