Visite exposição fotográfica sobre cidades paulistas do começo do século XX
03/09/2015 19:27 | Da Redação: Joel Melo Fotos: José Antônio Teixeira









clique aqui para ter acesso a página da exposição
Inserida na proposta de abrir as portas da Assembleia Legislativa para eventos histórico-culturais e de lazer para a população, foi lançada nesta quarta-feira, 19/8, a exposição Cenários " As cidades do interior de São Paulo no começo do século XX. O presidente da Assembleia, deputado Fernando Capez, cumprimentou o secretário-geral parlamentar, Rodrigo Del Nero; o diretor do Departamento de Documentação e Informação, Rodrigo Tritapepe e o curador da exposição, Carlos Ungaretti Dias, pela realização do projeto, além de homenagear toda a equipe de funcionários envolvidos com o trabalho. Cumprimentou, ainda a presidente do Sindalesp, Desirée de Marco, e o presidente da Afalesp, Jean dos Santos, entidades que representam os servidores da Casa.
De acordo com Capez, a família paulistana que escolher desfrutar do lazer do Parque do Ibirapuera, além de poder estacionar seu veículo no pátio do Palácio 9 de Julho, também deverá, em breve, poder contar com outra opção cultural e também de lazer nas dependências da Assembleia Legislativa, com a exibição exposições artísticas, mostras de cinema e fotográficas, entre outras. Essa proposta da Mesa Diretora da Casa deverá ser fruto de uma parceria entre o Legislativo paulista, o Museu da Imagem e do Som (MIS) e a Pinacoteca do Estado, que prevê a criação de um Centro Cultural no Palácio 9 de Julho, aproveitando sua privilegiada localização (em frente ao Parque do Ibirapuera, considerado um entre os dez melhores parques do mundo).
A exposição Cenários exibe uma série de 220 fotografias e oito mapas, com imagens de 20 cidades. Nove delas em processos que tratavam da elevação dos então distritos à condição de municípios. As fotos foram produzidas para demonstrar as características urbanas dos povoados naquele momento e acompanhavam documentos, comprovando que eles atendiam todas as determinações da legislação.
As imagens mostram visões panorâmicas de conglomerados à distância, a arquitetura, os velhos e novos meios de transporte, os padrões de urbanização, as igrejas e capelas, estabelecimentos comerciais. As personagens são os moradores, seus trajes, atividades e hábitos no cotidiano.
O curador Carlos Dias, explicou que foram reunidas as primeiras fotos que apareceram na documentação histórica da Assembleia paulista. "São do começo do século XX, das décadas de 1910 e 1920, período no qual passam a ser utilizadas como documento.", disse.
Espaços permanentes
A Exposição "Cenários " As cidades do Interior de São Paulo no começo do Século XX" inaugura, como espaço permanente para exposições, o mezanino do 3º andar do Palácio 9 de julho, bem como os mezaninos do 1º e 2º andares como espaços a serem ocupados por futuras exposições ou outras atividades artísticas. Os mezaninos se somam aos espaços já existentes e que abrigam exposições com duração definida, como o Espaço V Centenário e o Hall Monumental, conforme esclareceu Rodrigo Tritapepe, que realçou como principal diferença das exposições que ocuparão esses espaços, a permanência sem prazo definido para terminar, ficando até que sejam substituídas por outras. Como critério, Tritapepe disse que foram escolhidas as fotos com melhor resolução, que estivessem em bom estado, e que, principalmente, retratam melhor a imagem do lugar e sua colocação no contexto, isto é, de serem do começo do século passado e que mostrassem o interior de São Paulo. Essa exposição pode se tornar itinerante, se as cidades mostradas nas fotos requisitarem todo o material ou parte dele, mas que a Assembleia pretende promover a exposição, por meio da Secretaria da Educação e da Secretaria da Cultura, atingindo um grande público. A ideia de Tritapepe também é surpreender o público aliando o passado - registrado no conteúdo do acervo da Casa, com o futuro - com o uso de tecnologia nas exposições.
Outra novidade na mostra é o gibi que acompanha a foto, isto é, o registro em papel do processo de emancipação de cada município retratado. A tecnologia está presente através do link Visita Guiada ao qual o visitante pode se conectar para ouvir narração e a contextualização das fotos das doze cidades retratadas.
O curador Carlos Dias lembrou que a mostra começou a ser produzida há quatro anos e a ideia era mostrar um pouco do riquíssimo acervo da Assembleia, que conta com mais de oito milhões de páginas contemplando a história de todos os órgãos públicos criados aqui desde a Independência. Para divulgar essa história, foi escolhida a iconografia, com as primeiras fotos que retratam a República Velha. "Conseguimos reunir fotos de cidades que estavam em processo de emancipação. Essas fotos eram anexadas ao processo como provas de urbanização, e isso nos legou esse presente, de ter essas fotos de doze cidades no apogeu da cafeicultura e que nos dão uma boa ideia da urbanização de São Paulo, do seu povo, dos fundadores etc."
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações