Governo do Estado lança movimento para diminuir o número de acidentes de trânsito
20/08/2015 17:20 | Da Redação

















O governador Geraldo Alckmin assinou na manhã desta quinta-feira, 20/8, três decretos que dão suporte ao Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, lançado pelo Executivo em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes.
No primeiro decreto, Alckmin criou o programa de segurança, no segundo organizou o Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências (Grau) e no último autorizou o Detran a repassar recursos aos municípios para implementar o plano de segurança no trânsito.
O deputado Fernando Capez, presidente da Assembleia, destacou a importância do ato protagonizado pelo governo estadual, pois ele busca atuar onde o custo financeiro e social é evitável. O presidente reforçou que o custo de um acidente não se restringe apenas aos danos materiais, mas repercute na fluidez do trânsito, no aumento dos atendimentos médicos, no deslocamento das equipes de socorro, no atendimento a portadores de sequelas, enfim, em uma cadeia onerosa social e financeiramente.
O presidente do legislativo ponderou que a Assembleia Legislativa não pode legislar em matéria de trânsito, assim como em diversas áreas. Ele criticou essa concentração de poderes na esfera federal e informou que na próxima segunda-feira, dia 24 de agosto, estará realizando na Assembleia paulista um encontro dos presidentes das assembleias legislativas dos 26 estados e da Câmara Legislativa do Distrito Federal, que deve reunir deputados federais, senadores e os parlamentares estaduais para um ato a favor da federação, com maior distribuição de competências e recursos.
Redução do número de acidentes
Com o lema "Vida, dê Preferência", o programa do busca a redução dos índices de acidentes no Estado, que, apesar de apresentar números abaixo da média nacional e dentro dos padrões preconizados pela Organização das Nações Unidas (ONU), ainda registra ao ano 15 mortes por 100 mil habitantes.
O governo afirmou que quer repetir na área dos acidentes de trânsito o mesmo esforço que tem feito para a redução dos índices de homicídios, que estão em queda permanente, atingindo hoje a marca anual de 9,8 vítimas por 100 mil habitantes.
Segundo os dados, 24% das vítimas de acidentes de trânsito são motociclistas; 27%, pedestres; 20%, ocupantes de automóveis; e 6% ocupantes de outros veículos, como bicicletas, caminhões, carretas e ônibus.
Ainda segundo as estatísticas, as vítimas são 82% homens e 18% mulheres. Dividindo-se por faixa etária, 47,65% estão entre 30 e 59 anos. Os dados de invalidez são mais impactantes: 474 mil motociclistas e 48 mil ocupantes de automóvel.
O programa prevê, além de campanhas educativas, ações coordenadas dos diversos órgãos, criação de uma rede de atendimento a traumas, inclusive com a inauguração de um hospital especializado, composição de um conselho gestor para coordenar as várias ações e a criação de um banco de dados único para servir de base para análise e implementação de medidas específicas para atuar nas causas.
Prefeitos, vereadores, presidentes de empresas e representantes de diversos segmentos sociais estiveram presentes ao ato de lançamento do movimento, entre eles representantes da Ambev e da Anfavea, que manifestaram o apoio à iniciativa do Executivo. O prefeito de Amparo, Luiz Oscar Vitale Jacob, representando todos os prefeitos presentes, elogiou o programa, explicando que ele terá impacto muito positivo no dia a dia dos municípios.
Também participaram do encontro os secretários estaduais, Saulo de Castro Abreu Filho (Governo); Linamara Rizzo Battistella (Direitos da Pessoa com Deficiência); Duarte Nogueira (Logística e Transportes); David Uip (Saúde); Alexandre de Moraes (Segurança Pública).
Os deputados Maria Lúcia Amary (PSDB), Célia Leão (PSDB), Antônio Salim Curiati (PP), Celino Cardoso (PSDB) e Carlão Pignatari (PSDB) também estiveram presentes à carimônia. A deputada Célia Leão, 1ª vice-presidente da Alesp, representou a Casa enaltecendo a iniciativa do governador. Ela afirmou que o Parlamento paulista está irmanado nesse esforço pela redução das vítimas no trânsito.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações