Capez é eleito presidente do Colegiado dos Presidentes das Assembleias Legislativas

Encontro em São Paulo teve objetivo de discutir o atual pacto federativo
24/08/2015 17:52 | Da Redação Foto: Marco Cardelino

Compartilhar:

Fernando Capez em reunião desta segunda-feira, 24/8 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg174450.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> O objetivo do encontro é discutir o atual pacto federativo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg174451.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando Capez é eleito presidente do Colegiado dos Presidentes das Assembleias Legislativas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg174452.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário JK da Assembleia na tarde desta segunda-feira, 24/8 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg174461.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta segunda-feira, 24/8, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu os presidentes das Assembleias Legislativas de todo o país com o objetivo de discutir o atual pacto federativo. O deputado Guilherme Uchôa, de Pernambuco, atual presidente do Colegiado dos Presidentes das Assembleias Legislativas, indicou o nome do presidente do Parlamento paulista, deputado Fernando Capez, para ser o novo presidente, indicação aceita por unanimidade.

Além dos presidentes dos legislativos estaduais, estiveram presentes o senador Antonio Anastasia (PSDB/MG), relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 47/2012, que visa reduzir o âmbito de competências privativas da União e ampliar a competência dos Estados na legislação concorrente, e o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Eduardo Cunha (PMDB/RJ).

O novo colegiado terá como 1ª vice-presidente a deputada Celina Leão (PDT), do Distrito Federal, e como 2º vice-presidente o deputado Themistocles Filho (PMDB), do Piauí.

O deputado Fernando Capez afirmou que pretende reunir os 94 deputados da Assembleia Legislativa de São Paulo para irem à Brasília pressionar pela aprovação da PEC 47, em encontro com todas as assembleias do país. A data prevista para o ato é 14/10. "Vivemos em uma falsa federação e esta situação precisa mudar", declarou Capez.

alesp