Solenidade homenageia comunidade alemã













Presidida pela deputada Célia Leão (PSDB), a sessão solene que comemorou nesta segunda-feira, 31/8, o Dia da Comunidade Alemã, reuniu, no Plenário Juscelino Kubitschek, descendentes de alemães que escolheram o Brasil como segunda pátria e que aqui vêm se fixando desde 1824, data da primeira chegada dos imigrantes alemães.
Célia Leão disse que jamais imaginou que em algum momento de sua vida pudesse estar presidindo uma solenidade de tamanha importância, como a do Dia da Comunidade Alemã, e falou da importância dos alemães na vida dos brasileiros, trazendo-nos sua cultura, sua tradição, sua música etc. Célia Leão classificou como imprescindível a contribuição dos alemães para uma sociedade melhor.
Para falar sobre a cultura e tradição alemãs, ocupou a tribuna Stefan Graf von Galen, diretor do Colégio Benjamin Constant, que disse estar diminuindo a preocupação com a preservação dos valores alemães, a língua, a cultura, a tradição. "A minha tristeza é que essa preservação está se perdendo. A língua, nem tanto. Mas a cultura e a tradição vem se perdendo nas cidades que as cultivavam no sul do país, com exceção de Pomerode". Disse ainda que não é promovendo uma festa alemã que se resgata a cultura, mas vivendo os costumes e falando a língua, que, segundo Stefan, nem mais é ensinada nas escolas públicas ou privadas, salvo raras exceções.
Também fez uso da palavra o presidente da Corporação Alemã de São Paulo, Klaus Lege, que realçou a contribuição alemã ao desenvolvimento do Brasil quando desbravou regiões agindo com inteligência e disciplina, como faz ainda hoje e continuará a fazer no futuro. Klaus Lege disse que os alemães continuam envolvidos de alguma forma em associações de língua alemã, como escolas, clubes esportivos, igrejas, mantendo a tradição longe de seu país de origem.
Durante a cerimônia foram entregues quadros da imperatriz Leopoldina e do imperador Francisco 2º aos colégios Humboldt, e Visconde de Porto Seguro.
Foram homenageados na cerimônia: o cônsul-geral da Alemanha em São Paulo, Axel Zeidler, na pessoa de Uwe Heye, cônsul-geral-adjunto; e a editora do jornal alemão Brasil Post, Ursula Dormien. Ao final da cerimônia houve a apresentação do Coral infanto-juvenil do Colégio Benjamin Constant.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações