Fernando Capez fala sobre lei que garante mais segurança nos estádios de futebol
03/09/2015 20:00 | Da Redação Fotos: José Antonio Teixeira







O presidente Fernando Capez participou, nesta quinta-feira, 3/9, de evento organizado pela Federação Paulista de Futebol para debater as medidas estabelecidas pela Lei estadual 15.868, de 23/7/2015. Capez acentuou que essa lei é de autoria coletiva de parlamentares da Assembleia Legislativa e objetiva afastar a violência do futebol, com a aplicação de medidas preventivas - vale lembrar, o ponto de partida dessa propositura foi o PL 763/2007, de autoria de Capez, que luta contra a violência das torcidas organizadas de futebol desde a época em que atuava como promotor de Justiça.
"O importante nessa lei são as medidas preventivas", reiterou, ao exemplificar com a Lei dos Desmanches, aprovada pela Assembleia, que permitiu o fechamento de mais de 700 oficinas clandestinas, e com o Núcleo de Ações Estratégicas, que recebe denúncias sobre descumprimento de leis.
Balanço dos 150 dias
Capez fez um rápido balanço dos cinco meses de gestão " 740 projetos de lei aprovados, entre 877 que emperravam a Ordem do Dia; aprovação de 25 projetos, entre os 27 encaminhados pelo Executivo ", antes de defender a Lei 15.868, que "traz de volta as famílias aos estádios". Para ele, esse público consumidor pode tornar os estádios auto-suficientes, "com lojas e museus de troféus".
Lembrou que em alguns países da Europa, a média de frequência nos estádios chega a 80 mil torcedores em cada jogo. Na Major League Soccer, dos Estados Unidos, 50 a 60 mil. Ou seja, há público em todo o campeonato.
Capez apontou algumas medidas da nova lei, como a que obriga à numeração de todos os lugares, caso contrário, o Corpo de Bombeiros não expedirá o laudo técnico.
Outra medida procura reforçar ainda mais a segurança e o conforto do torcedor: quem sentar no lugar destinado a outro arcará com uma pesada multa. Caberá ao organizador do espetáculo retirar o indivíduo da poltrona alheia e, caso algum torcedor não consiga sentar-se na cadeira adquirida, terá direito ao valor do ingresso pago.
Capez observou que a Lei 15.868 faz referência explícita ao organizador do espetáculo. Por exemplo, caberá a este comunicar-se com o Judiciário para solicitar a instalação de um Juizado de Pequenas Causas. E esse mesmo organizador, se quiser, poderá reservar 20% da capacidade total dos estádios, preferencialmente situados em metas opostas, às torcidas organizadas.
Ao se referir à eficácia desta lei, Capez disse acreditar que "ela vai pegar, pois sua regulamentação não está sendo feita de forma arbitrária". Segundo ele, nesta fase serão ouvidas a Federação Paulista de Futebol e a Secretaria da Segurança Pública. E o prazo de seis meses para a vigência dessa lei poderá ser prorrogado, se necessário.
A abertura dos trabalhos foi feita pelo presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Camilo Bastos, e pelo vice, Fernando Ennes Solleiro. Após o pronunciamento de Capez, o promotor público Roberto Senise respondeu às perguntas dos dirigentes de clubes. Os deputados Luiz Fernando Teixeira (PT) e Carlão Pignatari (PSDB) também prestigiaram o evento.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações