18ª Legislatura completa seis meses de atividade e conquistas importantes
14/09/2015 17:50 | Da Redação

A atual legislatura completa seis meses de atividade no próximo dia 15 de setembro, confirmando como foco de sua atuação o fortalecimento do Poder Legislativo em um de seus aspectos mais importantes, o de proximidade com os cidadãos.
Atualmente, a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo é composta pelos deputados Fernando Capez (presidente), Enio Tatto (1º secretário) e Edmir Chedid (2º secretário).
Entre dezenas de normas aprovadas, destaca-se a Lei 15.868/2015, que dispõe sobre medidas voltadas à segurança e ao conforto dos torcedores em estádios de futebol profissional, também conhecida como "Lei dos Estádios". A propositura, aprovada em 24 de julho, foi a primeira de autoria coletiva desta Legislatura, assinada por 20 parlamentares estaduais.
Outras matérias relevantes aprovadas nos últimos seis meses foram o Projeto de Lei Complementar 22/2015, de autoria do procurador-geral de Justiça, que cria a Promotoria de Justiça de Combate e Enfrentamento à Violência Doméstica, de autoria do Executivo, e o Projeto de Lei 1.126/2015, da Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários, que institui a "via rápida" para a realização de leilão público de veículos retidos, removidos e apreendidos.
Para que matérias importantes como essas sejam aprovadas, o presidente Fernando Capez vem envidando esforços no sentido de limpar a pauta de votação. Ao todo, foram deliberados 763 vetos a projetos de lei de autoria parlamentar. Alguns projetos que foram objeto de veto chegaram a figurar na Ordem do Dia por quase 18 anos, período em que entraram em descompasso com os novos tempos, perdendo sua atualidade e sua razão de ser.
No período de 15 de março até 11 de setembro, foram realizadas 99 sessões ordinárias e 55 extraordinárias, que resultaram na aprovação de 138 projetos. Ao todo, foram apresentados 1.245 projetos de lei, 49 projetos de lei complementar, 10 propostas de emenda à Constituição, 11 projetos de decreto legislativo e 27 projetos de resolução.
Ouvidoria, Corregedoria, NAE e IPRS
Dentre os destaques dos seis meses de atividade, a Assembleia aprovou a criação do gabinete da Corregedoria da Assembleia (PR 11/15), a Ouvidoria da Assembleia (PR 10/15), o Sistema de Avaliação de Desempenho da Administração Pública (Sadap) e o Núcleo de Avaliação Estratégica (NAE) que disciplina a realização de audiências itinerantes pelos parlamentares (PR 9/15).
Em 25 de junho, a Assembleia lançou a nova edição do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS). O sistema de indicadores sociais produzido em parceria com a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e o Instituto do Legislativo Paulista (ILP) classifica os 645 municípios do Estado de São Paulo desde 2000. O indicador segue o paradigma do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), proposto pelo Programa nas Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD, cujo conceito de desenvolvimento considera não apenas a renda per capita, mas também as condições objetivas que impactam diretamente a qualidade de vida da população. Além disso, o IPRS mensura as dimensões escolaridade (educação), longevidade (saúde) e riqueza dos municípios paulistas.
Estacionamento aberto ao público
Desde o dia 27 de junho, o acesso ao estacionamento da Assembleia Legislativa passou a ser permitido gratuitamente à população, nos finais de semana e feriados.
A iniciativa de liberar o estacionamento nos finais de semana faz parte dos projetos do presidente da Assembleia, deputado Fernando Capez, os quais têm por objetivo aproximar a Assembleia Legislativa dos cidadãos.
Conhecida como a Casa do Povo Paulista, o Palácio 9 de Julho deverá também abrigar parte do acervo e exposições temporárias de arte contemporânea da Pinacoteca do Estado, além de obras de outros museus paulistas.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações