Audiência pede centro de referência para doenças neuromusculares e pós-pólio

Audiência realizada nesta segunda-feira, 28/9, debateu a importância do Projeto de Lei 660/2014, do deputado Carlos Giannazi (PSOL), que autoriza o Poder Executivo a criar o Centro de Referência de Diagnóstico e Tratamento de Pessoas com Síndrome Pós-Pólio e Doenças Neuromusculares.
Foram ouvidos médicos, especialistas, pacientes e militantes do movimento em prol da criação do centro de referência para a síndrome pós-pólio. Foi debatida ainda a capacitação de profissionais de saúde no Estado para que pacientes tenham tratamento eficiente e contínuo em suas cidades.
Ari Colatti, representante do grupo Síndrome Pós-Pólio Brasil, diagnosticado com a doença, explicou que o projeto abrange o tratamento de várias doenças neuromusculares além da pós-pólio. Antonio Claudio Vituriano, representante da Associação G14 de pessoas com pólio e pós-pólio, alertou sobre a importância de se cobrar dos deputados a aprovação do projeto.
Giannazi esclareceu que o PL 660/2014 já foi aprovado em todas as comissões da Assembleia Legislativa de São Paulo com pareceres favoráveis e está pronto para ser votado definitivamente no Plenário. Se aprovado, precisará ainda da sanção do Executivo estadual.
Participou da audiência o fisioterapeuta Abrahão Quadros, chefe do ambulatório de pós-pólio da Unifesp, que falou da deficiência na política nacional de doenças raras, onde se deve priorizar qualidade de vida e tratamento humanizado. Acrescentou que o que se espera de um centro de referência é a oferta de uma vasta gama de tratamentos e procedimentos, incluindo medicamentos de alto custo. Também deve oferecer meios que possibilitem diagnósticos precoces e que evitem a hospitalização desnecessária de pacientes.
Érica Fernandes, assistente social da Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica, alertou sobre da importância de o paciente ter conhecimento sobre seus direitos de acesso a tratamento e reabilitação.
Susi Kelly Benevides, representante da Associação Brasileira dos Portadores de Charcot-Marie-Tooth, falou das dificuldades enfrentadas por quem sofre da doença: "coisas simples, como abrir uma garrafa ou beber água, se tornam impossíveis". Susi explicou que a doença não tem cura ou tratamento. Há apenas cuidados paliativos.
Também teve a palavra o neurologista chefe da Unifesp Acary Souza Bulle de Oliveira, que parabenizou a iniciativa e lembrou que o maior tratamento em relação à Aids foi o combate ao preconceito. Ele considera que o mesmo deve ser feito com as doenças neuromusculares.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações