Policiais civis são prestigiados em cerimônia na Assembleia Legislativa
29/09/2015 20:09 | Keiko Bailone - Foto: Vera Massaro

- Policiais civis lotam Plenário JK
- Delegado Olim e Marilda Pinheiro
- Policiais civis nas galerias do JK
Centenas de policiais civis lotaram o plenário Juscelino Kubitschek nesta segunda-feira, 28/9, para comemorar o Dia do Policial Civil. A solenidade contou com a presença do secretário estadual da Segurança Pública, Alexandre de Moraes; do delegado-geral de polícia, Youssef Abou Chahin; dos deputados estaduais Itamar Borges (PMDB), Delegado Olim (PP) e Maria Lúcia Amary (PSDB); e os federais Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP) e Fausto Pinato (PRB/SP).
Na abertura da solenidade, o presidente da Assembleia, Fernando Capez, observou que os integrantes da Polícia Civil paulista formam a "melhor polícia judiciária do país, para investigar e realizar o trabalho de inteligência, instruir o inquérito e dar início à ação penal". Na continuidade, Itamar Borges, proponente da sessão solene, referiu-se à redução dos índices de criminalidade no Estado e informou que havia assinado, naquele mesmo dia 28, na Academia de Polícia, projeto de lei do governo que cria a diária especial para jornada extraordinária, ou seja, permite o "bico" para o policial civil. Esse PL foi protocolado nesta terça-feira, 29/9, para análise da Assembleia Legislativa.
"Ciclo completo"
Ao se dirigir aos colegas, o Delegado Olim, destacou que os policiais civis, "tão qualificados e dedicados, não têm o devido reconhecimento por parte do Estado, pois recebem um dos mais baixos salários da federação". Lembrou que os policiais civis somam mais de 35 mil profissionais e que recebeu mais de 200 mil votos que não podem ser "malogrados". Conclamou a classe a apoiar a PEC 7/2015, de sua autoria, que prevê eleição de lista tríplice entre os delegados de carreira para que, entre esses, seja nomeado o delegado-geral de polícia.
Olim criticou também o chamado "ciclo completo", no que foi endossado pelo deputado federal Arnaldo Faria de Sá. Para os defensores do ciclo completo, caberia à Polícia Militar, além de realizar patrulhamento ostensivo, investigar, prender e mandar recolher ao presídio os criminosos. Hoje, a Polícia Militar, ao se deparar com um ilícito penal, traz os fatos até a delegacia, conduz os envolvidos e coleta provas no local. Na delegacia, o material é analisado pelo delegado de polícia, que após análise das provas e oitiva dos envolvidos decide sobre o fato que foi narrado pelos policiais e pelas testemunhas.
Youssef Abou Chahin evitou polemizar sobre esse assunto, mas disse que seria "um equívoco misturar as funções institucionais de cada polícia", referindo-se às especulações da união das polícias civil e militar. "Mas aceito uma nova fórmula, desde que essa seja para um país de primeiro mundo". O delegado-geral de Polícia criticou também o "pedágio de cinco anos", mantido só para os integrantes da Polícia Civil " segundo as regras da aposentadoria atual, se não cumprirem esse prazo, não conseguem aposentar-se com os salários atualizados.
O secretário Alexandre de Moraes foi o último a discursar para os mais de 500 participantes da cerimônia. Anunciou o aumento do efetivo da corporação " mais 129 delegados, 780 escrivães e 1300 investigadores " e de infraestrutura " 600 viaturas, fuzis e até helicóptero. Em resposta à questão do pedágio, adiantou que esse problema já foi encaminhado à Procuradoria Geral do Estado. E, ao fim, informou que a Corregedoria da Polícia Civil, afeta até então à secretaria de Segurança Pública, retornaria aos quadros da Delegacia Geral de Polícia.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações