Sancionado PL que institui a via rápida para leilão de veículos retidos
29/09/2015 22:29 | Josué Rocha Foto: Delmíndia Costa




O presidente da Assembleia Fernando Capez e os deputados Delegado Olim (PP), Cauê Macris e Carlão Pignatari (ambos do PSDB), representaram a Assembleia Legislativa na solenidade de sanção do Projeto de Lei 1126/2015, que instituiu a "via rápida" para a realização de leilão público de veículos apreendidos por infração administrativa. Durante a cerimônia, realizada nesta terça-feira, 29/9, na Barra Funda, o governador Geraldo Alckmin enfatizou que o objetivo é "evitar que os carros apreendidos fiquem meses, em alguns casos até anos, virando sucatas nos pátios, gerando custo para o Estado."
Com a lei, os veículos removidos, retidos ou apreendidos serão depositados em locais designados pelo Detran/SP, seguindo procedimento para venda em leilão público. A partir do 30º dia contado da lavratura do Certificado de Registro de Remoção, se não houver qualquer providência para regularização administrativa e retirada do veículo, a autoridade de trânsito competente deverá encaminhar o caso para notificação do proprietário, nomear avaliador para determinar as condições do veículo e fixar valor de arrematação. Em média, o proprietário terá 90 dias para cumprir as obrigações legais e retirar o veículo do depósito sob pena de ter o veículo levado a leilão.
Capez lembrou que a propositura desta lei é de autoria coletiva e teve início na Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários (presidida pelo deputado Olim), e que vai ajudar a esvaziar o imenso número de veículos apreendidos que se encontram em pátios, delegacias, ruas e terrenos baldios. Sobre os veículos apreendidos e que se encontram à disposição do Judiciário, o presidente Capez afirmou que a Assembleia Legislativa, juntamente com o Tribunal de Justiça e o Detran/SP estão ultimando os termos de um convênio que permitirá aos magistrados determinarem o leilão de referidos bens.
Ao final, Capez ressaltou que a Assembleia Legislativa sabe reconhecer o esforço do governo do Estado para "manter o equilíbrio fiscal das contas e o zelo pela economia de recursos", razão pela qual o Parlamento estadual não pedirá suplementação de verba para seu orçamento.
O governador prometeu que, apesar do grande número de veículos apreendidos que se encontram nas delegacias e distritos policiais, todos eles serão removidos antes de 90 dias. Alckmin disse que a realidade que vivemos exige medidas rápidas. Ele entende que é preciso trabalhar na educação para o trânsito. Alckmin disse que o número de pessoas que morrem em decorrência de acidentes rodoviários é quase o dobro do número de vítimas de homicídio no Estado. "Este ano teremos menos de 4 mil assassinatos enquanto o número de mortes por acidente passarão de 7.500 pessoas", declarou.
A parceria entre o Executivo e o Legislativo também foi celebrada por Daniel Annenberg, diretor-presidente do Detran/SP, que creditou a aprovação dessa lei a essa interlocução entre os poderes. "Atualmente, temos 200 pátios no Estado e 50 mil veículos sob responsabilidade do Detran. Há outros 150 mil veículos sob responsabilidade do Judiciário", declarou Annenberg, afirmando que espera que os leilões virtuais, que hoje representam 40% do total, chegue aos 100% após a aprovação desta lei. Ele também agradeceu o apoio que tem recebido da Presidência da Alesp no encaminhamento de outros projetos daquele órgão.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações