Crise hídrica será debatida na Assembleia Legislativa

A crise hídrica em São Paulo e medidas para enfrentá-la serão debatidas em mesa-redonda na próxima segunda-feira, 5/10, das 14h30 às 17h30, no Auditório Paulo Kobayashi, da Assembleia Legislativa. A promoção do evento é da Comissão Especial de Crise Hídrica no Brasil, da Câmara dos Deputados, junto com a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, da Assembleia Legislativa, e de iniciativa dos deputados federais Nilto Tatto (PT/SP) e Orlando Silva (PCdoB/SP), com o apoio dos deputados estaduais Ana do Carmo, Enio Tatto, Luiz Turco e Marcos Martins, todos do PT.
Entre os convidados, já com a presença confirmada, está o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo. Também foram convidados representantes da Sabesp, Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Ministério Público estadual, Ministério Público federal, Defensoria Pública estadual, Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (Sintaema), Coletivo de Luta Pela Água, Aliança Pela Água e da sociedade civil da região de São Lourenço.
"O debate será muito importante, uma vez que o Estado de São Paulo passa por sua maior crise hídrica. Essa crise, como é público, decorre da falta de planejamento por parte do governo do Estado, apesar dos alertas feitos desde 2004. O governo não adotou medidas para que a crise não chegasse ao ponto em que se encontra hoje, ou pelo menos para que seus efeitos fossem reduzidos", observa o deputado e 1º secretário da Assembleia Legislativa, Enio Tatto.
Conforme os autores da iniciativa, gestores públicos e a sociedade civil debaterão os efeitos da crise hídrica e estratégias para minimizar os impactos da escassez de água. Dessa forma, as palestras e o debate ocorrerão com vistas à construção de uma gestão democrática que previna e atue contra eventos hidrológicos críticos naturais e o uso inadequado de recursos.
Essa crise que se verifica hoje no País, acrescentam os deputados que propõem a mesa-redonda, tanto do ponto de vista da qualidade quanto da quantidade de água, é resultado de uma complexa combinação de fatores naturais e intervenções humanas. A falta de planejamento e de investimento em ações previstas nos últimos 10 anos, dizem, tem gerado um impacto maior do aqueles de causa natural. Por isso, é importante o debate sobre o estágio atual, as perspectivas, os desafios, bem como os impactos econômicos da aplicação de práticas racionais de uso da água em todo o Brasil, concluem.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações