TCE lança Índice de Efetividade da Gestão de Municípios do Estado de São Paulo
05/10/2015 19:48 | Da Redação: Lilian Fernandes - Fotos: Marco Antonio Cardelino



Com a presença do governador Geraldo Alckmin, do vice-governador Marcio França e do presidente da Assembleia Legislativa, Fernando Capez, o Tribunal de Contas do Estado divulgou nesta segunda-feira, 5/10, no Centro de Convenções Rebouças, o primeiro Índice de Efetividade da Gestão de Municípios do Estado de São Paulo (IEGM), com dados referentes ao ano de 2014.
Idealizado e coordenado pelo conselheiro corregedor do TCE, Sidney Beraldo, o IEGM, pioneiro no Brasil entre os tribunais de contas, é composto por sete índices setoriais consolidados por meio de um modelo matemático em um único valor que avalia a efetividade das políticas públicas desenvolvidas pelos gestores de cada cidade do Estado de São Paulo. Os índices temáticos são Educação; Saúde; Planejamento; Gestão Fiscal; Meio Ambiente; Proteção dos Cidadãos; e Governança de Tecnologia.
O indicador tem cinco faixas de resultados (Altamente efetiva - A; Muito efetiva - B+; Efetiva - B; Em fase de adequação - C+; e Baixo nível de adequação - C), definidas pelas notas obtidas nos sete índices setoriais. O documento é baseado exclusivamente em informações prestadas pelos próprios municípios.
Ação fiscalizatória
A combinação das análises dos sete índices temáticos pretende avaliar, ao longo do tempo, se a visão e os objetivos estratégicos dos municípios foram realmente alcançados e, assim, oferecer elementos para auxiliar e subsidiar a ação fiscalizatória. Além disso, possibilitará a comparação de desempenhos entre os municípios semelhantes, contribuindo para uma melhora no desempenho da administração pública municipal. O governador Geraldo Alckmin considera o índice uma mudança cultural. "Vocês estão fazendo um trabalho pedagógico. A administração pública é um trabalho extremamente complexo, é preciso ter foco na gestão. De forma graciosa, todos os municípios poderão perseguir esse trabalho de cada dia melhorar mais e mais. Nos dias de hoje, é uma ferramenta ainda mais importante pois é preciso fazer mais, melhor e com menos recursos", finalizou Alckmin. Dos 644 municípios analisados, 604 estão concentrados nas faixas de resultados B+(Muito efetiva) e B (efetiva). Nenhum município foi classificado na faixa de resultado A (Altamente efetivo).
Relatório de alerta
Para o município que, ao longo das avaliações, apresente situações desfavoráveis ou irregulares relacionadas à gestão fiscal, é gerado um relatório de alerta com a finalidade de orientar os órgãos responsáveis.Segundo Capez, essa orientação é muito importante, pois "a base de todo o sucesso de uma administração está na prevenção e no planejamento". O presidente da Assembleia explicou que o relatório de alerta é um aviso ao prefeito de que a administração está se aproximando do vício formal, que pode implicar a rejeição das contas. "O Tribunal está de parabéns, buscando transparência, orientação e prevenção, prestando um serviço à sociedade e também à população", comemora Capez.
Acesso aos munícipes
Outro lançamento do TCE é um sistema que centraliza o envio de e-mails com as notificações que os usuários desejam receber. Qualquer cidadão pode solicitar, após se cadastrar no site do TCE, relatórios de alerta, de instrução fiscal e de acompanhamento processual de qualquer cidade paulista. A questão da transparência das informações foi destacada por Alckmin. "Temos que utilizar a tecnologia da informação, radicalizar a transparência, ter coragem de colocar todos os dados na internet", pontua o governador.
Marcos Monti, prefeito de São Manuel e presidente da Associação Paulista de Municípios, considera que o índice poderá balizar as gestões municipais. "A partir dos dados apresentados hoje, posso dizer que os municípios paulistas estão bem, cumprindo com a legislação. Mas ainda são necessários acertos. O TCE, com esse índice, passa a ser, na verdade, parceiro dos municípios e não o opressor", concluiu.
O IEGM está disponível no site do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (www.tce.sp.gov.br).
Além dos citados na reportagem, compuseram a mesa, Cristiana de Castro Moraes, conselheira presidente do TCE; Dimas Eduardo Ramalho, conselheiro vice-presidente; Márcio Elias Rosa, procurador-geral de Justiça; Sebastião Misiara, presidente da União dos Vereadores do Estado de São Paulo; e Marco Peixoto, vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul e presidente da Associação das Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul (Asur). Participaram do evento o deputado estadual Itamar Borges (PMDB), deputados federais, vereadores, prefeitos, vice-prefeitos, secretários estaduais e municipais, servidores públicos de cidades paulistas e conselheiros de tribunais de contas de vários Estados brasileiros.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações