Sessão solene presta homenagem à comunidade libanesa no Brasil
06/10/2015 17:18 | Da Redação: Keiko Bailone - Foto: Vera Massaro














Sessão solene ocorrida nesta segunda-feira, 5/10, nesta Assembleia Legislativa, reuniu centenas de políticos, empresários e autoridades libanesas ou descendentes de libaneses que conferiram ao evento espírito de fraternidade comum àqueles que emigraram para terras desconhecidas em busca de um futuro melhor.
A desembargadora Rachid Vaz de Almeida, que veio representando o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Renato Nalini, ao se manifestar na solenidade, foi a primeira a relembrar o sacrifício de seus avós, imigrantes que vieram em condições precárias. "Mas um povo forte, com orgulho, que conseguiu vencer, a exemplo do Líbano que, após tantas guerras, ressurgiu das cinzas".
O presidente da Assembleia, deputado Fernando Capez, a quem coube a iniciativa da sessão solene, resgatou lembranças de sua visita à família no Líbano, então em plena guerra civil. À época, questionou a eles se o país sobreviveria àquela situação.
Para exemplificar o espírito do povo libanês, contou a história de um réu a quem o ditador, que o prendia no calabouço, propôs que ele mesmo escolhesse seu veredito, da seguinte forma: pegasse, das mãos do ditador, um bilhete de culpado ou inocente. Ocorre que o preso anteviu que os dois bilhetes trariam o mesmo veredito: culpado. Assim, optou por um dos bilhetes e, ao invés de lê-lo, dobrou-o e o engoliu. Ante a surpresa do ditador, respondeu: "se o bilhete que estiver em suas mãos for o de culpado, o que engoli obviamente será o de inocente".
"Ele agiu movido pela fé e esperança; o povo libanês é assim: faz da dificuldade uma oportunidade e uma alavanca", resumiu.
Agradecimento ao país que os acolheu
O deputado Pedro Tobias (PSDB) discursou em nome dos demais deputados de ascendência libanesa presentes no evento: Antonio Salim Curiati (PP), Delegado Olim (PP), Fernando Cury (PPS) e Feliciano Filho (PEN), além dos federais Ricardo Izar (PSD/SP) Antonio Goulart (PSD/SP) e Guilherme Mussi (PP/SP) e dos ex-deputados Said Mourad e Renato Amary. Tobias discorreu sobre sua carreira profissional e política: saiu do Líbano com 16 anos e está atualmente no quinto mandato parlamentar, depois de dois anos como vereador em Bauru. O parlamentar ainda agradeceu ao Brasil, "que abre os braços para todos".
O embaixador do Líbano no Brasil, Joseph Sayah, também se referiu à "generosidade do Brasil" que permitiu aos imigrantes e seus descendentes "despontar no campo político, médico, social e financeiro". Afirmou que os libaneses gostam de ser reconhecidos como mensageiros da paz, reconciliadores e humanitários. "Por isso nos consideramos os verdadeiros cedros do Líbano".
Homenagem ao cedro
A importância e o significado do cedro na vida do povo libanês foi o tom do discurso do cônsul-geral do Líbano em São Paulo, Kabalan Frangieh. Segundo ele, há milhares de anos, o cedro foi a madeira utilizada na construção de templos, altares, palácios, fortalezas, moradias e tumbas dos faraós. Essa árvore é encontrada nas regiões montanhosas do Líbano, Síria, Turquia, Chipre, Marrocos, Argélia e no noroeste africano. O cedro foi escolhido como emblema da bandeira libanesa por simbolizar força e imortalidade. Embora existam muitos tipos de cedro, o do Líbano é a espécie mais velha e mais forte, podendo viver ao longo de centenas de anos.
"A homenagem ao cedro estende-se aos nossos ancestrais; nesses 140 anos, eles atravessaram mares e oceanos, enfrentando as incertezas, fome e a infelicidade; mas integraram-se à sociedade. São eles a causa do nosso sucesso e orgulho".
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações