Assembleia ganha destaque em evento internacional
14/10/2015 20:55 | Da Redação




O deputado Carlos Bezerra Jr. (PSDB), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia, participou da Conferência Anual do International Bar Association, em Viena, na Áustria, no último dia 6/10. O congresso é considerado o maior evento jurídico do mundo. A convite da instituição, Bezerra foi um dos palestrantes do painel "Escravidão Moderna: responsabilidade social corporativa e direitos humanos". O deputado é autor da lei paulista contra o trabalho escravo, considerada uma referência mundial de combate à exploração do trabalho análogo à escravidão.
"Por que as grandes empresas flagradas explorando o trabalho escravo gastam bilhões em propaganda e jogadas de marketing na tentativa de mudar a imagem pública em vez de investirem esses mesmos recursos para dar dignidade e garantir os direitos dos trabalhadores?", questionou o deputado para uma plateia reunida no Austria Center, maior centro de conferências do país.
Ele também reforçou a necessidade de as empresas assumirem as responsabilidades pelas escolhas que fazem. "Não existe uma "lei" do capitalismo que obrigue a empresa a pagar o menor salário possível ao trabalhador. É uma escolha que ela faz. E essa é uma escolha egoísta e humilhante, feita por quem quer apenas maximizar seus próprios lucros", declarou.
A participação do deputado Bezerra na conferência ganhou destaque na mídia internacional. No dia seguinte à palestra, o deputado foi primeira página do jornal Daily News, que cobriu o evento. "A força da mensagem de defesa da liberdade, da justiça e dos direitos humanos é inegável", assinalou o deputado.
O presidente da Comissão de Direitos Humanos lembrou ainda que o Estado de São Paulo, ao aprovar de maneira inédita no país uma lei que combate o trabalho escravo, deixou claro um recado: o Estado não vai aceitar a escravidão em seu território.
Por meio da lei paulista, empresas que explorarem direta ou indiretamente trabalhadores em condições de escravidão contemporânea poderão sofrer perdas econômicas quando flagradas nesta condição. A lei impõe a cassação da inscrição no ICMS, sendo a empresa fechada e impedida de realizar qualquer transação formal. O processo de cassação da inscrição estadual dependerá de julgamento na justiça.
Bezerra ressaltou que, até 2007, a maioria dos casos de trabalho análogo à escravidão no Estado de São Paulo foi registrada na zona rural. "Em 2009, houve uma mudança neste cenário e muitos trabalhadores passaram a ser encontrados nesta condição em áreas urbanas, trabalhando, sobretudo, para o setor têxtil e para a construção civil", observou o deputado.
Dezenas de líderes mundiais participaram da conferência, dentre eles, Kofi Annan, prêmio Nobel da Paz e ex-secretário-geral da ONU, e o ex-primeiro-ministro da Espanha, José Maria Aznar.
Durante painel sobre os "Princípios Orientadores em Negócios e Direitos Humanos das Nações Unidas", Kofi Annan conclamou os advogados a atuarem como defensores do lado mais vulnerável dentro das empresas. "Os advogados corporativos têm um dever maior quando o assunto diz respeito à relação das empresas com os direitos humanos".
Cerca de 6.000 advogados, representando mais de 2.700 escritórios de advocacia, corporações, governos e agências reguladoras, participaram do encontro realizado entre os dias 4 e 9 de outubro na capital da Áustria.
*Com colaboração da assessoria do deputado Carlos Bezerra Jr.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações