Audiência com autoridades sobre substância contra o câncer


28/10/2015 15:15 | Da assessoria do deputado Rafael Silva

Compartilhar:

Laboratório da USP-São Carlos que produziu a fosfoetanolamina<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2015/fg177643.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Rafael Silva (PDT) protocolou na Comissão de Saúde, um requerimento, em caráter de urgência, para que sejam convidadas algumas autoridades estaduais para que os parlamentares saibam os fatos reais sobre a polêmica envolvendo uma substância produzida pela USP de São Carlos que pode combater o câncer.

"Fiquei muito assustado com a entrevista do secretário da Saúde, David Uip, para a Rádio Jovem Pan AM. Ele descredencia a substância de uma maneira precipitada. Se a pasta de que ele é titular investisse nos testes e tirasse a dúvida se realmente o composto não é eficaz, até poderia se pronunciar contra a produção da fosfoetanolamina, mas o governo deu as costas para a realização das pesquisas", afirmou o deputado Rafael Silva.

No requerimento, o líder do PDT na Assembleia solicita que a Comissão de Saúde convide, além do secretário da Saúde, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, vice-governador Marcio França; o reitor da USP, Marco Antônio Zago, o diretor do Instituto de Química da USP-São Carlos, Germano Tremiliosi Filho, e o pesquisador Salvador Claro Neto.

Para o deputado Rafael Silva, "o objetivo da aprovação dos convites é para que essas autoridades esclareçam aos membros da Comissão de Saúde e demais integrantes deste Parlamento quais são as razões que motivaram o Estado a não realizar pesquisas para a liberação da substância fosfoetanolamina, produzida por cientistas no Campus da USP de São Carlos, e, principalmente, de que maneira o órgão cumprirá as determinações judiciais impostas pelo Tribunal de Justiça para que sejam distribuídas as cápsulas".

"A Assembleia Legislativa não pode se calar frente a este clima de desespero das famílias que buscam a substância fosfoetanolamina sintética, que mantêm a chama da esperança de viver acesa", finalizou o parlamentar.

deputadorafaelsilva@ig.com.br

alesp