Projetos Parlamento Jovem - Fim da escravidão

Parlamento Jovem 2015
06/11/2015 15:31 | Pedro Bueno Jr. Foto: Marco Cardelino

Compartilhar:

 Pedro Bueno Jr.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg178032.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A província de São Paulo deve não apenas libertar todos os escravos em seu território, tornando-os cidadãos livres, mas também agir para que essa população receba condições de iniciar de forma digna uma nova vida. O deputado jovem do Partido das Questões Sociais Pedro Bueno Jr. (E. E. Aggeo Pereira do Amaral, de Sorocaba) propôs, no Projeto de Lei 35/1835, que a cada escravo libertado sejam dados, pelo governo provincial, dois hectares de terra para moradia e subsistência familiar. Além disso, o poder público fornecerá a cada liberto, nos três primeiros meses, um subsídio necessário para a sobrevivência da família.

"Uma vez que a produção agrícola exportadora não se baseia na mão de obra escrava, o progresso econômico é prejudicado pela falta de mercado interno consumidor, e a escravidão leva ao sofrimento o escravo e ao mesmo tempo corrompe moralmente o cristão que o possui. Faz-se necessário dar um basta na escravidão e tornar todos os cidadãos livres de direitos a serem respeitados", justifica o deputado.

alesp