Programa de Apoio à Pais de Crianças Especiais


06/11/2015 16:09 | Da assessoria do deputado Wellington Moura

Compartilhar:

Wellington Moura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg178056.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Dados coletados pelo Instituto de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que cerca 46 milhões de brasileiros, o que representa 23,9% da população total, têm algum tipo de deficiência visual, auditiva, motora, mental e intelectual. O deputado Wellington Moura (PRB) apresentou o Projeto de Lei 1.418/2015, que visa prestar assistência às famílias instituindo o Programa de Apoio Psicológico e de Orientação para pais biológicos ou adotivos de crianças especiais e, na ausência destes, para o familiar responsável.

"Essa iniciativa é extremamente necessária para auxiliar os pais com as informações corretas sobre a deficiência, sobre os cuidados e o cotidiano da criança. Muitas famílias entram em conflito por não saberem se adaptar as especificidades de cada deficiência", ressaltou Moura

O programa deverá oferecer atendimento psicológico no pós-parto, orientação sobre a condição da criança, acompanhamento da evolução da criança durante o tratamento, capacitação dos servidores da área da saúde com orientações técnicas sobre as diferentes síndromes infantis e deficiências, promover ações capazes de fazer a interação entre os profissionais da saúde, da educação e os familiares. Para estimular a inclusão social, divulgar informações sobre questões relativas a convivência com os portadores e as capacidades destes para o trabalho, esporte, arte etc.

O projeto sugerido pelo deputado vai proporcionar a manutenção da saúde não só do próprio responsável, mas pelo núcleo familiar, tendo como maior beneficiário a própria criança portadora de necessidades especiais.

alesp