Fundação Abrinq é homenageada pelos 25 anos de criação




A Assembleia Legislativa homenageou, nesta sexta-feira, 6/11, os 25 anos da Fundação Abrinq " que tem o objetivo de mobilizar a sociedade para questões relacionadas aos direitos da infância e da adolescência, tanto por meio de ações, programas e projetos, como por meio do estímulo ao fortalecimento de políticas públicas de garantia à infância e adolescência.
O evento, de iniciativa do deputado Davi Zaia (PPS), recebeu Synesio Batista, vice-presidente da Fundação Abrinq; Carlos Antonio Malheiros, desembargador do Tribunal de Justiça e membro do Conselho da Fundação; membros da Diretoria da Fundação e assessores do deputado Antonio Salim Curiatti (PP).
Zaia destacou a importância de vários programas desenvolvidos pela Fundação, como o Prefeito Amigo da Criança. "A Fundação chama a atenção para que as políticas públicas em defesa da criança e do adolescente sejam eficientes, tenham qualidade e resultado. Fazemos questão de registrar aqui, na Assembleia, esse importante trabalho e coloco a Casa à disposição para que utilizem nossos recursos para divulgar a Fundação Abrinq", declarou Zaia.
O presidente da Fundação Abrinq, Carlos Tilkian, considerou que a proposta pode colaborar para realizar um grande sonho da Fundação, que é transformar o Estado de São Paulo em uma referência para todo o país, na proteção da infância e da adolescência. "A partir dessa homenagem, podemos realizar um trabalho aqui na Assembleia, em prol da infância e da adolescência", comemorou Tilkian.
Zaia entregou uma placa comemorativa a Tilkian, em homenagem à Fundação Abrinq, que, em 25 anos, já beneficiou mais de 8 milhões de crianças e adolescentes no Brasil, com o apoio de 926 empresas, 208 organizações sociais, 1.251 voluntários e 69.801 doadores.
Projetos atuais
Aos 25 anos de existência, a Fundação fez um programa de planejamento estratégico, com a ajuda de uma consultoria, para os próximos 10 anos, identificando os novos e emergentes problemas da sociedade brasileira. "Estamos convictos de que através das ações das prefeituras conseguiremos mudar a realidade das crianças e adolescentes, com o Programa Prefeito Amigo da Criança", declarou Tilkian.
Neste programa, candidatos a prefeitos assinam, em campanha, um termo de compromisso com a Fundação para realizar um investimento mínimo na área voltada à criança e ao adolescente. Nos próximos anos, a Fundação vai integrar os programas Prefeito Amigo da Criança e Empresa Amiga da Criança.
Dentro das novas ações, o foco será em relação às creches. "Apenas 22% das crianças têm creches disponíveis no Brasil, é um problema crônico", cita Tilkian. O representante da Fundação Abrinq explicou que a criança de até 3 anos de idade está numa época de importante desenvolvimento das atividades cerebrais. Muitas vezes, na falta de creche, a criança acaba ficando com o irmão mais velho, o que atrapalha o desenvolvimento, e gera situação de risco, abandono ou violência. "Nosso grande esforço será voltado à viabilização de creches", finalizou Tilkian.
Origem da Fundação
Em 1989, um grupo de empresários do setor de brinquedos se reuniu para inaugurar o conceito de empresas socialmente responsáveis, pois acreditavam que todos os cidadãos brasileiros têm responsabilidade sobre as crianças, e não apenas o governo.
Foi assim que a Abrinq criou, dentro de sua estrutura, uma Diretoria de Defesa dos Direitos da Criança, núcleo da futura Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente, fundada oficialmente em 1990. "Um de nossos primeiros trabalhos foi contra o trabalho infantil. Há 20 anos, havia mais de 7 milhões de crianças trabalhando e, consequentemente, fora da escola. Hoje, esse número foi reduzido, mas ainda há em torno de 3 milhões de crianças nessa situação", declarou Tilkian.
Pautada pela Convenção Internacional dos Direitos da Criança (ONU, 1989), Constituição Federal Brasileira (1988) e Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), a Fundação tem como estratégias: estímulo e pressão para implementação de ações públicas, fortalecimento de organizações não governamentais e as governamentais para prestação de serviços ou defesa de direitos, estímulo à responsabilidade social, articulação política e social na construção e defesa dos direitos; e conhecimento da realidade brasileira em relação aos direitos da criança e do adolescente. Seus programas estão organizados em três eixos: educação, proteção e saúde.
A Fundação atua como uma organização sem fins lucrativos que tem como missão promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações