ILP promove palestra sobre gestão de documentos digitais
09/11/2015 19:41 | Da Redação: Fernando Caldas Fotos: Bruna Sampaio



O Instituto do Legislativo Paulista (ILP) realizou nesta segunda-feira, 9/11, palestra sobre gestão de documentos eletrônicos. A importância de preservar a autenticidade dos documentos digitais foi o tema central da apresentação de Daniel Flores, professor do curso de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria e membro da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq).
O especialista abordou três aspectos da gestão de documentos: a autenticidade, o acesso de longo prazo e a manutenção da cadeia de custódia. Segundo Flores, vivemos um momento em que existe um desafio para a diplomática (disciplina que estuda as estruturas formais de documentos originados pela atividade governamental ou notarial), que é fazer com que a variação dos documentos digitais seja controlada, com tipologia e forma documental fixa.
O acesso de longo prazo dos documentos supõe que arquivos digitais originados em tempos distintos, em diversos suportes e formatos, devem ser recolhidos e preservados em uma forma fixa, acessível por diferentes sistemas de gestão de arquivos. Isto é, devem ser convertidos em formatos de preservação e formatos de acesso.
Para que a autenticidade e o acesso sejam preservados é necessário garantir a manutenção da cadeia de custódia do documento. Ou seja, o documento que nasce digital deve permanecer em ambiente digital, por meio de sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos (Sigads) que atendam requisitos normativos mínimos, e recolhidos em caráter permanente em repositórios digitais confiáveis (RDC) e certificados.
Como explica Flores, os repositórios blindam a autenticidade e estabelecem uma trilha de recolhimento dos documentos que preserva a autenticidade, levando-se em conta que todo material arquivístico digital tem complexidades, fragilidades e especifidades.
O professor disse que o processo de gestão de documentos arquivísticos segue uma linha contínua de custodiadores, desde o seu produtor até o seu legítimo receptor, na qual se assegura que esses documentos são os mesmos desde o seu início, que não sofreram nenhum processo de alteração e, portanto, são autênticos.
A grande questão colocada pelo palestrante é se as insituições estão preparadas para garantir a manutenção da cadeia de custódia, com sistemas informatizados de gestão de documentos autênticos e repositórios digitais confiáveis. Dois aspectos foram destacados por ele: o baixo grau de conhecimento, no âmbito das insituições públicas, das normas e regras do e-ARQ Brasil, modelo de requisitos para Sigads elaborado pela Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), e a resistência à adoção softwares livres, que oferecem custos mais baixos e permitem ampla conectividade entre as instituições.
Lei de Acesso à Informação
Outro assunto abordado foi a Lei de Acesso à Informação- LAI (Lei 12.527/2011). Na avaliação do palestrante, a LAI muda os parâmetros da arquivologia. Agora, a regra é o acesso, e o sigilo é a excessão. "Para dar conta das solicitações dos cidadãos, nossos sistemas de arquivos terão de se atualizar para permitir o acesso amplo." Os dados, observa Flores, terão de ser oferecidos em formatos e suportes acessíveis a todos os cidadãos.
Um outro impacto da LAI é incentivar a transparência ativa, quando órgãos públicos divulgam informações de interesse geral e coletivo independentemente da solicitação expressa dos cidadãos. Com acesso prévio à informação, o cidadão não precisará acionar pessoalmente os órgãos e entidades públicos, pois os dados já estarão disponíveis ao público em bases confiáveis.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações