Frente Parlamentar da Saúde e Pesquisas Clínicas se reúne para debater PLS 200
10/11/2015 20:15 | Da Redação: Lilian Fernandes Fotos: Marco Antonio Cardelino



A Frente Parlamentar da Saúde e Pesquisas Clínicas reuniu-se nesta segunda, 9/11, no auditório José Bonifácio da Assembleia Legislativa, para debater o Projeto de Lei do Senado (PLS) 200/2015, de autoria da senadora Ana Amélia (PP/RS). Coordenada pelo deputado Wellington Moura (PRB), a frente recebeu representantes da comunidade científica, de associações de pacientes e da sociedade civil para o debate.
Entre os objetivos da reunião está a elaboração de um documento com as sugestões do setor, a ser encaminhado ao Senador Aloysio Nunes (PSDB/SP), relator do PLS.
PLS 200
O PLS 200 cria um marco regulatório para as pesquisas clínicas com seres humanos. "Elas já são regulamentadas no Brasil, mas em âmbito administrativo. Agora, com o PLS 200, pretende-se que elas sejam reguladas por lei", explica Francisco Tadeu Souza, secretário-geral da Frente Parlamentar da Saúde e Pesquisas Clínicas. Várias questões do PLS foram debatidas por pesquisadores da USP e Unifesp, membros de comitês de ética em pesquisa e advogados.
A criação do comitê de ética independente é uma das principais inovações trazidas pelo PLS. "Há uma certa celeuma com relação à interpretação desse artigo no projeto de lei", conta Tadeu. A questão é se esse comitê seria estaria fora do âmbito da universidade ou se seria um órgão universitário com independência garantida.
De acordo com Tadeu, o consenso geral é de que o PL deve ser mais claro neste ponto, explicando que o comitê de ética independente é o comitê interno. Assim não haverá possibilidade de criação de comitês no âmbito das empresas, que em regra são movidas por interesses financeiros. "Óbvio que o comitê de ética de uma empresa não seria independente, defenderia a posição dessa empresa", completou Souza.
Outra questão debatida foi a suposta exclusão da sociedade civil na participação dos comitês de ética em pesquisa. "O PL diz que podem participar médicos, não médicos, cientistas e não cientistas. Mas não há no texto atual previsão de participação social, de pacientes, de associações de pacientes e de outras instituições", disse Souza, manifestando apoio a essa inclusão.
Beneficiamento dos medicamentos
O grupo debateu também o fato do PLS ter se tornado um pouco mais restritivo para abranger apenas medicamentos. "A dúvida é como ficará a questão de segurança jurídica para as outras pesquisas. No documento, pediremos para que se acrescentem outros campos de estudo no PLS", afirmou Souza, lembrando que há também pesquisas em relação a cosméticos, esportes, educação etc.
Também compuseram a mesa a pesquisadora da Unifesp Conceição Acetturi, a secretária-adjunta da frente parlamentar, Grayce Lousana; e a presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB, a Beatriz Kestener.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações