Petistas evangélicos buscam criação de núcleo dentro do partido







Por iniciativa do deputado Luiz Fernando Teixeira, realizou-se nesta sexta-feira, 13/11, na Assembleia Legislativa, o 1º Encontro de Evangélicos do PT do Estado de São Paulo.
Segundo o parlamentar, o evento faz parte de uma iniciativa para estruturar um núcleo evangélico dentro do Partido dos Trabalhadores no Estado de São Paulo, ideia que se fortaleceu após a realização de dois encontros em Brasília, com a participação de representantes evangélicos de diversas unidades da Federação.
"Estamos pensando em como nos articular mais e melhor para ajudar a realizar, no país, as transformações com que sonhamos. Vamos organizar núcleos dentro do PT em cada município", propôs Luiz Fernando.
A deputada Benedita da Silva (PT/RJ), que se definiu "PTcostal", apoiou a iniciativa do parlamentar paulista. "Vamos fazer um debate para que não haja contradição entre fé, política e orientação partidária, com transparência, para combater possíveis discriminações internas", afirmou Benedita.
Ela lamentou o fato de, mesmo num Estado laico, os problemas atuais do país e as dificuldades enfrentadas pelo PT não estarem sendo discutidas "à luz da palavra de Deus". Ela propôs que já dentro das redes sociais "marquemos nosso posicionamento cristão com relação a tudo que está acontecendo".
A necessidade de que se fortaleçam, dentro do PT, valores de referência propostos pela religião foi destacada pelo deputado federal Nilto Tatto (PT/SP). "Os valores cristãos nos mostram a responsabilidade de cuidar de toda a criação de Deus", observou Tatto, incluindo nesse espectro de cuidados desde o respeito aos direitos básicos até a atenção com o meio ambiente. "É preciso mobilizar os evangélicos dentro do projeto político para o Brasil", arrematou.
Integrante do grupo Evangélicos pela Justiça, Geter Barbosa afirmou que ser evangélico e petista acarreta enfrentar uma série de dificuldades e desafios. "Necessitamos nos organizar melhor, e não só nos períodos eleitorais, para aumentar nossa capacidade de contribuição para o enfrentamento de problemas sociais e a defesa da democracia", disse.
Para Barbosa, a ameaça a programas como o Bolsa Família e outros avanços sociais exige militância redobrada e para isso o núcleo evangélico petista pode contribuir "combatendo o ódio com o amor, a vontade de retrocesso com a vontade de avanço".
Definindo-se como eleitor petista, e não membro do partido, o pastor Ariovaldo Ramos, avaliou que boa parte da comunidade evangélica recuou em relação ao apoio às causas defendidas pelo PT, num momento em que a menção à sigla passou a ser considerada uma ofensa.
"Não tenho vergonha de ser petista e evangélico. Acredito nesse projeto [do PT] porque é um projeto que venceu a fome, tirou 40 milhões de brasileiros da miséria, construiu um mercado interno e transformou o Brasil num país de justiça", declarou.
O projeto do Partido dos Trabalhadores optou por cumprir a pauta de Jesus, contra a fome e a segregação, a favor do acolhimento e dos direitos humanos, com políticas sociais nas áreas do trabalho, meio ambiente, transporte e saúde, entre outras, avaliou o pastor Ariovaldo.
O vereador paulistano Paulo Fiorillo, presidente do Diretório Municipal do PT, elogiou a iniciativa de formação do núcleo evangélico no partido e apontou a importância de valorizar o debate e fortalecer ações depois do encontro realizado nesta sexta-feira. Ele aventou ainda a hipótese de realização de um encontro de evangélicos na capital e de expansão dos núcleos no interior do Estado.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações