Associação Brasileira das Forças Internacionais da Paz da ONU presta homenagem a cidadãos

Outorga de honrarias faz referência ao Dia da Bandeira, 19 de novembro
23/11/2015 18:35 | Da Redação: Keiko Bailone Foto: Roberto Navarro

Compartilhar:

Arnaldo Faria de Sá, Coronel Camilo e Walter Mello de Vagas <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg180225.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> João Carlos Dias, João Juvenal de Souza Melo, Mário Ventura, Arnaldo Faria de Sá, Coronel Camilo, Walter Mello de Vagas, Ivete Ferreira, André Tavares e Maurício Martins <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg180227.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Autoridades durante a execução do Hino Nacional <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg180228.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cidadãos e familiares prestigiam a solenidade <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg180229.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Policiais militares recebem honrarias da  Abfip/Onu<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg180230.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Medalhas e condecorações da Abfip/Onu <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg180231.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Familiares prestigiam solenidade <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg180232.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> No total foram homenageados 119 personalidades <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg180233.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Associação Brasileira das Forças Internacionais da Paz da ONU presta homenagem a cidadãos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg180234.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Policiais militares recebem honrarias da Abfip/Onu<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg180235.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Por iniciativa do deputado Coronel Camilo (PSD), foi realizado, na última quinta-feira, 19/11, ato solene para homenagear 119 cidadãos brasileiros por relevantes serviços prestados ao país. A indicação dos nomes de policiais civis e militares, profissionais liberais e empresários para receber medalhas e condecorações foi feita pela Associação Brasileira das Forças Internacionais da Paz da ONU (Abfip/Onu), presidida por Walter Mello de Vargas.

Na abertura dos trabalhos, Coronel Camilo (PSD) registrou que a outorga de honrarias pela Abfip/Onu coincidia com o Dia da Bandeira Nacional. Esse símbolo, lembrou, foi desenhado pelo pintor francês Jean Baptiste Debret em 1889, a pedido da Imperatriz Maria Leopoldina. As cores verde e amarelo lembram as casas imperiais de Portugal (Bragança) e Áustria (Habsburgo), origem do casal real. O azul e o branco evocam as cores da nação portuguesa.

Abolida durante a Proclamação da República, a bandeira foi retomada por Marechal Deodoro da Fonseca, com a substituição do brasão português pelo céu estrelado da capital brasileira na época, Rio de Janeiro. O lema Ordem e Progresso foi sugerido por Benjamin Constant, considerado o fundador da República.

"A bandeira tem sido levada pelos "boinas azuis" a todos os quadrantes do mundo como emissária da paz e da tolerância, marcas de uma sociedade miscigenada e cordial", destacou Coronel Camilo.

As Forças Internacionais de Paz da ONU foram criadas no Brasil em 22 de novembro de 1956, pelo presidente Juscelino Kubitschek, para integrar a Força de Emergência das Nações Unidas no Egito. Atuou durante dez anos nessa região, com participação na Guerra dos Seis dias, que envolveu Egito e Israel em 1967. A partir daí, os "boinas azuis" estiveram em países em conflito ou situações de risco da América Latina, África, Leste Europeu e Oriente. Para preservar a memória dos ex-combatentes e realçar os valores cívicos, surgiu a Abfip, em 1985.

alesp