ILP realiza ciclo de debates sobre Estatuto da Metrópole
25/11/2015 18:45 | Do ILP
O Instituto do Legislativo Paulista (ILP) promove, nos dias 25/11, 2 e 9/12, ciclo de debates sobre o Estatuto da Metrópole. O evento acontece das 15h às 19h na sala de conferências do ILP e tem como objetivo entender e debater a Lei federal 13.089, de 12 de janeiro de 2015, que institui, em âmbito nacional, após dez anos de tramitação no Congresso, o Estatuto da Metrópole. O palestrante desta quarta-feira, 25/11, é Marcio Cammarosano, professor de Direito Administrativo e Urbanístico nos cursos de graduação e pós-graduação da PUC/SP.
O Estado de São Paulo, desde a década de 1960, tem experiência única na criação, planejamento e gestão de regiões metropolitanas, iniciadas com o advento da Região Metropolitana da Grande São Paulo e consolidada nos debates da Constituinte paulista, resultando no artigo 152 da Carta Bandeirante. Inaugurava-se uma nova mentalidade sobre a força política da criação de regiões metropolitanas para buscar soluções articuladas e com a racionalização de políticas públicas e diretrizes em prol dos municípios integrados desta forma.
São Paulo é um dos poucos estados que, desde a década de 1970, tem acumulado experiências na criação, planejamento e gestão de regiões metropolitanas e aglomerações urbanas. Esse processo teve início com a criação da Região Metropolitana de São Paulo, em 1973, e da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa), em 1974.
São Paulo também foi pioneiro na implantação do sistema de governança metropolitana, consagrado no art. 25, § 3º da Constituição Federal, ao debater tal tema na Constituinte paulista, resultando no capítulo relativo à Organização Regional (arts. 152 a 158), que estabelece os princípios para a instituição de unidades regionais, objetivando a busca de soluções compartilhadas, entre Estado e municípios, e adoção de ações conjuntas para o enfrentamento de problemas de âmbito regional.
Com esta iniciativa, o o ILP busca tornar mais lúcidas as relações, impactos, controvérsias e desafios entre a norma genérica federal e a legislação do Estado de São Paulo. A grande novidade para os Estados membros, com essa disposição normativa, que inova vários institutos, é o expressivo aumento da competência legislativa desses entes federativos.
Outras informações podem ser obtidas na página do ILP (www.al.sp.gov.br) ou através do email ilp@al.sp.gov.br.
Palestras
Dia 25/11 - Márcio Cammarosano
" Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1969), mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1982) e doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Atualmente é professor assistente na área de Direito, com ênfase em Direito Público.
Dia 2/12 - Marcos Campagnne
" Doutor em Administração de Empresas pela Faculdade Getúlio Vargas - EAESP/FGV. É mestre em Administração Pública - EAESP/FGV, MBA em Altos Estudos de Estratégia e Geopolítica - FAAP/Themas, especialista em Formação de Governantes - Escola de Governo (USP), especialista em Administração da Produção e Operações Industriais - EAESP/FGV e engenheiro civil pela Escola de Engenharia de São Carlos - USP.
Dia 9/12 - Luiz José Pedretti
" Vice-presidente da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa). É responsável pelo processo de instituição de unidades regionais no Estado de São Paulo, Regiões Metropolitanas de São Paulo, do Vale do Paraíba e Litoral Norte e de Sorocaba e das Aglomerações Urbanas de Jundiaí e de Piracicaba. Foi o especialista convidado do Grupo Técnico para elaboração e discussão do Estatuto da Metrópole - Lei 13.089, de 12 e janeiro de 2015 (Projeto de Lei 3.460/2004).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações