Relatório final da CPI pede indiciamento dos presidentes das empresas de telefonia e do representante da Anatel

A Comissão Parlamentar de Inquérito das Telecomunicações, presidida pelo deputado Orlando Morando (PSDB), aprovou nesta quarta-feira (25/11), por unanimidade, o relatório final apresentado pelo deputado Roberto Morais (PPS).
Depois de cinco meses de trabalho, o relatório apontou os principais entraves do serviço de telecomunicações no Estado de São Paulo, como a má qualidade do sinal, a ineficiência dos call centers, as cobranças indevidas e abusivas, falta de transparência e a venda indiscriminada de chips pré-pagos sem o devido cadastramento.
O relatório sugeriu a propositura de uma ação civil pública pela Comissão Parlamentar de Inquérito, em parceria com o Ministério Público Estadual ou Ministério Público Federal, visando à suspensão da comercialização de novas linhas e pacotes envolvendo telefonia fixa, móvel, internet e televisão por assinatura no Estado de São Paulo, por parte das operadoras mais reclamadas, até que seja realizado um Termo de Ajustamento de Conduta que garanta um serviço de qualidade aos seus usuários.
Solicitou ainda a instauração de inquérito policial, com vistas à verificação da eventual responsabilidade dos presidentes das empresas de telefonia que atuam no Estado, bem como do representante da Anatel no Estado de São Paulo. Além disso, o relatório responsabilizou os presidentes das empresas de telefonia em relação ao assedio moral e/ou sexual dos funcionários.
"A CPI é o resultado de uma dedicação muito grande. Agora, com a aprovação do relatório em plenário, recebemos a confirmação do sucesso de nossa iniciativa", concluiu Morando.
omorando@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações