Dieese comemora 60 anos em sessão solene na Assembleia
04/12/2015 18:05 | Da Redação: Keiko Bailone Fotos: Roberto Navarro














A superação de dificuldades e injustiças sociais, a resistência dos trabalhadores durante o golpe militar de 1964 e a importância dos movimentos sindicais foram a tônica dos discursos em homenagem aos 60 anos do Dieese.
A sessão solene, ocorrida nesta quinta-feira, 3/11, foi presidida pelo deputado Teonílio Barba (PT), a quem coube a iniciativa desta homenagem, que contou também com a presença de funcionários do Dieese de várias regiões do País - o instituto possui 18 escritórios regionais e 64 subseções em nove Estados brasileiros. As palavras de saudação couberam aos diretores e dirigentes sindicais.
Airton dos Santos, coordenador de Atendimento Técnico Sindical, o primeiro a se manifestar, lembrou o enfrentamento do Dieese durante o golpe de 1964, cuja liberdade "não foi tolhida, graças à resistência do movimento sindical" " os sindicatos foram proibidos de contribuir para o instituto, mas os sindicalistas conseguiram driblar essa medida. Santos registrou que, ainda hoje, as informações e estudos desse instituto são referência para a sociedade brasileira, notadamente para a classe trabalhadora.
Ângelo Máximo de Oliveira Pinho, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, fez referência à política do Dieese de se pautar na realidade dos trabalhadores. "Uma janela diferente, mas reconhecida como representante de outra situação que não a da classe dominante". De fato, o Dieese foi concebido para ser um centro de estudos e formação, aproximando-se da academia, mas tendo como base o mundo do trabalho.
Pinho destacou a credibilidade do Departamento, no que foi respaldado por Luis Carlos de Oliveira, vice-presidente do Dieese " STI Metalúrgicos de São Paulo, Mogi e região. Oliveira relembrou que, já em 1955, os trabalhadores viam a necessidade do acesso a conteúdo e informações para equilibrar o poder de negociação com os patrões " vale lembrar, o instituto mantém curso superior de Ciências do Trabalho. A face mais proeminente dessa expectativa ocorreu em 1973, quando o Dieese conseguiu "desmascarar" os índices oficiais da inflação.
Outros oradores que se seguiram pontuaram os momentos dramáticos vividos pelo Dieese, como destacou a ex-deputada do PT Clara Ant, ou fizeram referência ao nome que acabou se confundindo com a instituição: o do economista Walter Barelli, lembrado pelo vereador Alfredinho. Barelli permaneceu 22 anos à frente do Dieese " de 1968 a 1990.
Baseado em sua experiência como sindicalista, o deputado Barba fez menção à atuação dos dirigentes sindicais na construção de índices baseados na cesta básica do trabalhador e em seu custo de vida. "Esses números discordavam dos oficiais e foram fundamentais na luta sindical pela reposição salarial, principalmente na década de 90", observou.
O Dieese é presidido atualmente por Zenaide Honório, diretora do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp). Dirigentes da CUT e da Força Sindical revezam-se na presidência. O instituto possui 342 funcionários, sendo aproximadamente 200 técnicos, dos quais 150 economistas.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações