Legislativo Paulista comemora 61 anos da Assessoria Policial Militar
07/12/2015 21:07 | Da Redação Foto: Roberto Navarro














No último dia 25 de novembro, a Assessoria Policial Militar da Assembleia Legislativa (Apmal) completou 61 anos, comemorados nesta segunda-feira, 7/12, em solenidade no Parlamento paulista, com a presença do presidente Fernando Capez, que abriu os trabalhos e recebeu o Colar Grã Cruz "Heróis de 32", outorgado a autoridades civis e militares que tenham prestado relevantes serviços à população paulista.
Capez parabenizou os policiais militares, enaltecendo a missão que cumprem ao zelar pela segurança no Legislativo estadual, afirmando ter por eles profundo respeito e admiração. O parlamentar salientou que tem dado destaque especial às instituições militares, considerando-as um "patrimônio histórico, cívico e cultural da sociedade".
A entrega da comenda ao presidente Capez foi feita pelas mãos do coronel de Polícia Militar Mário Fonseca Ventura, presidente da Sociedade Veteranos de 32 " MMDC. Também foram concedidas láureas de mérito pessoal a integrantes da tropa da Apmal.
O coronel PM Reynaldo Priell Neto, chefe da Assessoria Policial Militar da Assembleia Legislativa, fez um histórico sobre a instituição, lembrou que inicialmente a segurança física do parlamento estadual ficava a cargo da Guarda Civil e o assessoramento militar era feito por um oficial da Força Pública Paulista. Após a fusão da Guarda Civil com a Força Pública, em 1970, essas tarefas ficaram a cargo da 3ª Cia do então 26º Batalhão da Polícia Militar e, mais tarde, da 4ª Cia do atual 12º BPM. Mais tarde, com a união do 2º Pelotão da 3ª Cia Independente de Polícia de Guarda e da antiga Assistência Militar da Assembleia Legislativa (Amal), chegou-se a atual Assessoria Policial Militar da Assembleia Legislativa (Apmal).
A função da Apmal, explicou Priell Neto, é executar o papel de polícia interna da Assembleia Legislativa, prevista no Regimento Interno da Casa, uma vez que não existe uma polícia privativa da Assembleia. Atualmente, a Apmal conta com um efetivo de 104 policiais militares.
A medalha Governador Pedro de Toledo e a Medalha Brigadeiro Sampaio foram entregues a personalidades civis e militares por seus méritos e relevantes serviços prestados a São Paulo e ao culto da Revolução Constitucionalista de 1932. Foram agraciados na solenidade o coronel PM Sergio Ricardo Morette, comandante do CPA/M-2; o chefe de gabinete do presidente da Assembleia, Alexandre Sampaio Zakir; o delegado de polícia da Assessoria Policial Civil da Assembleia, Laerte Idalino Marzagão Junior; o supervisor de relações Institucionais da Honda do Brasil, Euclides de Paula Araújo; o capitão da Polícia Militar da Apmal, Antonio Melquisedech Alves Olival Junior; o 1º tenente da PM da Apmal, Bruno Pettinato; os cabos da PM da Apmal Eustáquio Brasiliense e Leni Silva Suzarte; e o diretor do Banco Bradesco, Antonio Gualberto Diniz.
Na solenidade, também houve o descerramento dos retratos dos ex-chefes da Assessoria Policial Militar da Assembleia Legislativa: coronéis PM Marco Antonio Severo Silva e Helson Lever Camilli, homenageados como "eternos chefes" no curso da história da Apmal.
"Este é um importante momento de reconhecimento", afirmou o deputado Coronel Camilo (PSD), enfatizando a importância da atuação dos policiais militares no Parlamento paulista. Participaram, ainda, da solenidade, os deputados Delegado Olim (PP), Itamar Borges (PMDB), Carlão Pignatari (PSDB) e diversas outras autoridades civis e militares.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações