CFOP aprova pareceres a PLs que beneficiam portadores de deficiência
09/12/2015 22:19 | Da Redação: Keiko Bailone Fotos: Roberto Navarro





A Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento aprovou nesta quarta-feira, 9/12, em reunião presidida pelo deputado Mauro Bragato (PSDB), cinco pareceres a PLs que se referem ao bem-estar do portador de deficiência e outros dez ligados à área da saúde.
Um dos PLs é o 58/2014, do ex-deputado José Bittencourt, que propõe a implantação de balanços e brinquedos para crianças cadeirantes e portadoras de deficiência visual nos playgrounds públicos do Estado. Outros dois PLs tratam especificamente da igualdade de oportunidade para os portadores de deficiência: o 526/14, da deputada Vanessa Damo (PMDB), propõe que não se faça distinção às pessoas com deficiência, nos planos de carreira, cargos e salários em empresas públicas e privadas, no que tange ao desenvolvimento funcional e remuneração por mérito; e o 829/2014, da ex-deputada Sarah Munhoz, quer fixação de cota nos concursos públicos do Estado aos portadores de síndrome de Down.
Sobre propostas com conteúdo voltado à área da saúde, dez tiveram pareceres acolhidos pelos deputados. Um dos exemplos, o 319/2013, da deputada Célia Leão (PSDB), propondo isenção de ICMS para aquisição do marcapasso cerebral para pessoas com doença de Parkinson; ou o 437/2015, da deputada Leci Brandão (PCdoB), que institui o Pacto Estadual Social para Humanização da Assistência ao Parto e Nascimento em todos os estabelecimentos de saúde do Estado; e 802/2015, da deputada Marta Costa (PSD), que obriga os estabelecimentos que realizam atividades que tenham contato com as unhas dos usuários a utilizarem luvas para atendimento de clientes e manipulação de produtos.
Na justificativa de seu projeto, a deputada Marta Costa (PSD) enfatiza que os trabalhadores de estabelecimentos que lidam com produtos utilizados para a estética, adequação sanitária ou saúde, relacionados a unhas de clientes, são os primeiros a serem afetados por componentes químicos "comprovadamente cancerígenos" como o toluene, o foramdibutyl phtalate (banido na Europa), o nitrotoluene e o furfaral.
Falta de água
A falta de água que afetou os paulistas no ano passado continua a preocupar os parlamentares. Dois PLs sobre esse tema tiveram pareceres aprovados: o 356/2015, do deputado Marcos Damasio (PR), que sugere a inclusão, nos projetos arquitetônicos dos órgãos do Estado, de sistema para captação de água da chuva; e o 503/2015, do deputado Rogério Nogueira (DEM), que torna obrigatória a instalação de equipamentos para tratamento e reuso da água empregada na lavagem de veículos.
Aglomeração Urbana
O presidente da CFOP, Mauro Bragato, conseguiu a aprovação de três pareceres a projetos de lei complementar de sua autoria, que tratam da criação de Aglomeração Urbana (AU) para as regiões de Dracena, Ourinhos e Assis: 10, 12, 13 e 43, todos de 2015.
Na justificativa desses PLCs, Bragato afirma que os municípios que comporão a AU Adamantina, por exemplo, são limítrofes, apresentando intenso relacionamento funcional e significativa conurbação, fato esse que demanda articulação institucional para a resolução de problemas comuns. O mesmo se aplica à AU de Dracena, Ourinhos e Assis, razão pela qual apresentou os PLCs.
Participaram desta reunião os deputados Roberto Massafera e Vaz de Lima (ambos do PSDB), Edson Giriboni (PV), Teonílio Barba e João Paulo Rillo (ambos do PT), Coronel Camilo (PSD) e Paulo Corrêa Jr. (PEN).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações