Frente parlamentar discute aposentadoria especial para guardas municipais



A Frente Parlamentar em Defesa das Guardas Municipais do Estado de São Paulo realizou reunião com representantes das GCMs nesta sexta-feira, 11/12, para discutir a aposentadoria especial para os membros da corporação. A frente é comandada pelo deputado Chico Sardelli (PV), e o encontro ocorrido no auditório Teotonio Vilela foi coordenado por Carlinhos Silva, assessor do parlamentar e guarda civil municipal.
O debate acontece num momento que tem como contexto a recente decisão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo que considerou inconstitucional a aprovação da aposentadoria especial " 30 anos de contribuição e pelo menos 20 de GCM para os homens e 25 e 15, respectivamente, para as mulheres " na Câmara Municipal paulistana.
"Isso é ponto pacífico. O Supremo Tribunal Federal entende que para um prefeito legislar sobre aposentadoria especial é preciso que haja uma lei nacional que a regulamente", observou o advogado Marcos Paulo Jorge de Sousa, um dos palestrantes convidados pela frente.
Sousa lembrou ainda que, segundo norma federal, o Estado pode legislar quando a União não o faz, o que explica o fato de existir aposentadoria especial para policiais civis e militares de São Paulo. A mesma concessão, no entanto, não foi feita aos municípios, alertou o advogado.
A prefeitura da cidade mineira de Uberlândia contornou esse obstáculo ao apresentar um mandado de injunção junto ao STF, argumentando que a presidente da República era omissa ao não apresentar legislação sobre o tema, relatou Sousa. A prefeitura foi bem-sucedida na demanda. "Essa é uma das saídas possíveis", ele acrescentou.
Sousa destacou ainda que para a reversão do cenário atual, de crise da segurança pública e de migração da criminalidade para o interior, poderia contribuir a municipalização da segurança pública, com o alargamento das competências das guardas civis municipais.
Também presente ao debate, o advogado Luiz Gustavo Cordeiro Gomes concordou que o momento atual é propício à discussão do tema e acrescentou que só o município pode fazê-la, já que o Estado não tem como legislar nessa área.
"Precisamos ter um diploma nacional que cuide do tema. Para isso, tem que ser feito um trabalho na esfera federal, paralelamente à municipal, para levar adiante essa discussão no Judiciário ou no âmbito político", avaliou.
O tema é complexo já a partir do fato de que a aposentadoria especial só pode ser implantada em municípios onde os guardas municipais sejam estatutários " e não celetistas, como acontece em algumas cidades " e haja um regime próprio de previdência, asseverou o advogado.
"Essa discussão tem que ser fomentada e chegar ao Supremo Tribunal Federal. Mas não vai ser uma trajetória tranquila", ele concluiu.
No evento, Carlinhos Silva apontou êxitos obtidos a partir da atuação da frente parlamentar, como a isenção de pedágio para viaturas da GCM, já obtida em 12 praças (faltam sete, ele acrescentou), e a inclusão da participação de guardas municipais nos boletins de ocorrência, o que reforça a estatística de atuação da corporação.
Ele lembrou ainda que existe um projeto de Sardelli, já aprovado pelas comissões, criando uma rubrica orçamentária para que o governo do Estado destine recursos às guardas municipais. "A GCM atua na segurança pública, e o Estado precisa dar sua contrapartida a essa atuação", arrematou Carlinhos.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações