Protagonismo feminino é tema de seminário
07/03/2016 17:40 | Da redação Fotos: Vera Massaro






Aconteceu nesta segunda-feira, 7/3, na Assembleia Legislativa, o seminário Protagonismo Feminino: Desafios e Conquistas, realizado pela ONG Gente Urbana com o apoio do deputado Celino Cardoso (PSDB).
O objetivo do evento foi debater a participação da mulher no setor privado, público e no terceiro setor. Na mesa de abertura, o deputado Celino ressaltou a importância de debates como esse na medida em que ainda existem muitas injustiças que as mulheres enfrentam e contra as quais é preciso lutar.
Aline Cardoso, do Gente Urbana, observou que há problemas camuflados na sociedade contra a mulher. Explicou que o trabalho da instituição é voltado ao protagonismo e ao empoderamento da mulher, para que suas dificuldades venham à tona e possam ser combatidas. A atuação tem se voltado especialmente às meninas do "nem nem" " aquelas que nem estudam e nem trabalham. Dos jovens nessa situação, acrescentou Aline, 70% são mulheres.
"Será que as mulheres que chegam a cargos de liderança abrem caminho para outras mulheres?" Com essa pergunta, a presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina, Delegada Rose, abriu sua fala, observando que muitas vezes as mulheres líderes têm posturas ainda mais machistas e preconceituosas do que os homens. "Ainda temos que conversar muito com estas mulheres para lhes mostrar que sua função não é somente liderar, mas abrir caminho para outras mulheres", declarou a delegada, acrescentando que muitas vezes elas rechaçam as tentativas de conversar sobre o assunto, esquecendo-se de que chegaram lá pela luta de outras mulheres.
Setor privado
O primeiro painel do seminário versou sobre a participação das mulheres no setor privado. A moderadora, Cristiane Aché, e as palestrantes Ana Fontes, Lígia Sica e Grazielle Parenti, são executivas do setor privado. O tema tratado foi o espaço da mulher no mercado de trabalho, suas reais possibilidades de ascensão e as dificuldades e preconceitos pelos quais ainda passam.
No painel seguinte, sobre a participação das mulheres no setor público, a diretora executiva do Seade, Maria Helena Guimarães de Castro, trouxe alguns dados da Fundação Seade de 2015. De acordo com os números apresentados, a taxa de participação da mulher no mercado, em 2015, cresceu um pouco mais do que a participação dos homens. O rendimento médio da hora trabalhada da mulher, que era de 60% a 65% da média do rendimento dos homens, cresceu, na Grande São Paulo, para o patamar de 87% do rendimento dos homens. "São dados muito importantes", concluiu Maria Helena.
A deputada Célia Leão (PSDB) discorreu sobre a participação da mulher na política e exaltou a necessidade de que sua presença seja cada vez mais valorizada e incentivada. Enfatizou a importância de que a luta continue e, ao mesmo tempo, de que se reconheçam todos os avanços que já ocorreram por mérito das mulheres que as antecederam.
O último painel do evento tratou da participação da mulher no terceiro setor, com falas de mulheres ativistas especialmente nas redes sociais. O encerramento ficou a cargo da coordenadora estadual de Políticas para a Mulher, Albertina Duarte.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações