Deputadas protocolam projeto de lei que visa a igualdade de oportunidades
08/03/2016 20:15 | Da Redação Foto: Vera Massaro

Na tarde desta terça-feira, 8/3, Dia Internacional da Mulher, foi protocolado na Assembleia Legislativa, projeto de lei que traz diretrizes visando a promoção da igualdade de direitos entre mulheres e homens no Estado. As deputadas Analice Fernandes (PSDB) e Clélia Gomes (PHS) são as autoras da proposta. O presidente Capez e as deputadas Leci Brandão (PCdoB), Vanessa Damo (PMDB), Marta Costa (PSD), Beth Sahão e Ana do Carmo, ambas do PT, além da própria deputada Clélia Gomes, participaram do ato de protocolização do PL.
A apresentação do projeto no dia Internacional da Mulher aconteceu em decorrência da proposta feita à deputada Clélia Gomes (PHS), procuradora especial da Mulher na Alesp, pelas promotoras de Justiça Celeste Leite dos Santos e Maria Gabriela Manssur e a professora da PUC Maria Celeste Cordeiro Leite dos Santos. Elas estiveram na Casa no dia 24/2 passado para apresentarem a minuta de um projeto que autorizava o Executivo a promover o Acordo Estadual de Igualdade entre Homens e Mulheres.
O PL protocolado consagra em seu artigo 1º os princípios através dos quais se promoverá a igualdade de direitos entre homens e mulheres no Estado: igualdade de oportunidades, a não discriminação, a equidade e o respeito à dignidade da pessoa humana.
O texto propõe também a adoção de ações afirmativas (conjunto de medidas e ações de caráter temporário para acelerar a igualdade de fato entre homens e mulheres); medidas de participação equilibrada em todos os âmbitos de tomada de decisão que não seja inferior a 40% e nem superior a 60%; medidas de igualdade de oportunidades, gênero, perspectiva de gênero, entre outras ações.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações