Sessão solene homenageia mulheres com outorga da medalha Theodosina Ribeiro
28/03/2016 17:15 | Da redação - Foto: Vera Massaro










Sessão solene, solicitada pela deputada Leci Brandão (PCdoB), homenageou, nesta segunda-feira, 28/3, mulheres que se destacaram na sociedade em razão da contribuição ao enfrentamento da discriminação racial e na defesa dos direitos das mulheres no Estado de São Paulo.
O evento contou com a presença de Theodosina Ribeiro, que dá o nome à medalha com a qual as mulheres foram homenageadas, ex-deputada estadual e a primeira mulher negra a ocupar uma cadeira no legislativo paulista.
A deputada Leci Brandão frisou que esta segunda edição da medalha tem o objetivo de disseminar uma cultura de paz e lembrar o trabalho de mulheres que lutam para fazer do mundo um lugar melhor para todos. Observou que Theodosina Ribeiro é um exemplo de vida em favor das minorias e enfatizou a importância da resistência à atual tendência de volta ao conservadorismo e de perda de conquistas importantes das minorias.
Sem retrocesso de direitos
Maurício Pestana, secretário municipal de Promoção da Igualdade Racial de São Paulo, também destacou o perigo de retrocesso em direitos conquistados nos últimos anos, especialmente a inserção inédita de negros nas universidades. "Esta Casa só teve até agora duas mulheres negras, o que mostra a violência a que somos submetidas, e é contra isso que precisamos lutar", declarou.
O subprefeito da Sé, Alcides Amazonas, alertou para o momento político que o país vive, asseverando a necessidade de que a luta das mulheres continue com força ainda maior para que não haja retrocesso nos direitos conquistados. O vereador Jamil Murad também se pronunciou, parabenizando a deputada Leci Brandão por sua atuação na Assembleia Legislativa.
"Hoje é um dia de reflexão", afirmou Theodosina, lembrando que para que se chegasse a recentes conquistas, foi necessário um grande período de incessantes lutas em prol das mulheres. Ela também frisou a importância da atuação da deputada Leci Brandão.
Foram agraciadas com a medalha Theodosina Ribeiro dez mulheres: Zeni Rose Toloi, supervisora técnica de saúde na Casa Verde/Cachoeirinha; Sandra Santos, que iniciou sua militância política aos 18 anos através do Sindicato dos Bancários e trabalhou mais de 30 anos como voluntária, assumindo a vice-presidência de um dos centros sociais mais antigos de São Paulo; Raquel Trindade, filha do poeta Solano Trindade e fundadora do teatro popular Solano Trindade em Embu das Artes; Natali de Araújo, participante dos grupos Amigas do Peito e Camaradas e vencedora na luta contra o câncer; Renata Peron, cantora e militante de direitos humanos e da diversidade; Renata Martins, diretora audiovisual na Companhia dos Crespos e idealizadora da websérie Empoderadas, que, em formato documental, apresenta mulheres negras das mais distintas áreas de atuação; Ildslaine Mônica da Silva, conhecida como MC Sharylaine, ativista cultural e social, cantora, compositora e produtora cultural; Conceição Aparecida Lourenço, jornalista, escritora, ex-diretora da revista Raça e membro do Conselho da Seppir; Kenarik Felippe, desembargadora do Tribunal de Justiça de São Paulo, cofundadora e ex-presidente da Associação Juízes para a Democracia, e Alexandra Loras, consulesa da França, de origem francesa e gambiana, nascida num gueto na periferia parisiense.
Compareceram à solenidade o deputado Carlos Bezerra Jr. (PSDB), vereadores e secretários de diversos municípios paulistas, além de militantes das mais diversas áreas ligadas ao movimento negro.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações