Frente Parlamentar de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus inicia trabalhos na Assembleia
14/04/2016 19:37 | Da Redação: Keiko Bailone Fotos: Maurício Garcia de Souza







Para dar mostras de tudo que foi feito e ainda está para ser feito no combate à Dengue, Chikungunya e Zika vírus em todo o país, reuniram-se nesta quinta-feira, 14/4, as principais instituições de pesquisa e órgãos públicos que já trabalham no combate ao Aedes aegypti, vetor dessas arboviroses (vírus transmitidos por mosquitos). O motivo foi o lançamento da Frente Parlamentar de Enfrentamento a essas epidemias, em que o Brasil figura como o primeiro da lista em quantidade de casos em todo o mundo.
O primeiro a dar o alerta foi o coordenador dessa frente, deputado Ângelo Perugini (PDT). Ao discursar para o auditório lotado, afirmou que "na última hora, 46 pessoas foram contaminadas pelo Aedes aegypti e este número chegará, até o final da tarde, a 1108 indivíduos infectados".
Perugini lembrou que esses números tinham sido fornecidos pelo Ministério da Saúde, cujos registros indicavam 66.525 casos de dengue nos dois primeiros meses deste ano. Referindo-se às instituições que atuarão como membros colaboradores " Opas/OMS, Unicamp, Fiocruz, Anvisa, Instituto Butantan, Sucen e Defesa Civil -, o deputado informou que a participação dos 45 parlamentares de 16 partidos que endossaram a instalação desta Frente será o de lutar por políticas públicas para eliminar criadouros, informar a sociedade sobre novas tecnologias e buscar recursos para os institutos de ensino e pesquisa.
Emergência nacional contra o Zika vírus
Os convidados para a instalação desta Frente Parlamentar focaram principalmente as ações que têm sido desenvolvidas no combate ao Zika vírus. Carlos Campelo de Melo, consultor nacional em dengue e análise de situação de saúde da Organização Pan-Americana de Saúde da ONU, relatou todos os passos adotados pela Opas desde o primeiro informe de Zika vírus, no Estado da Paraíba, no final de 2014. Sabia-se que não era dengue. No começo de 2015, outros Estados do nordeste brasileiro apresentavam 20 casos dessa mesma doença, em julho desse ano.
"Havia 48 casos de Guillain-Barré, doença já conhecida como consequência do Zika vírus", contou Carlos Melo, acrescentando que, em agosto de 2015, surgiram os primeiros casos de microcefalia (138) em Pernambuco. Em novembro, a Opas decretou emergência nacional para "obter respostas imediatas, porque o vírus se espalha rápido e traz consequências extremamente danosas". De fato, em janeiro de 2016, 34 países das Américas do Sul e Central já estavam convivendo com o Zika Vírus.
Domicílios vistoriados
O cel. PM José Roberto Rodrigues de Oliveira, coordenador estadual da Defesa Civil informou que desde a decretação de situação emergencial pela Opas, fato que não ocorria há cem anos, passou-se à mobilização de combate ao Aedes aegypti. Desde 22 de dezembro do ano passado, 17 milhões de domicílios foram vistoriados. Entretanto, alertou o coronel, 25% desse total são de residências fechadas. "Daí a importância dessa Frente Parlamentar", destacou, enfatizando que há necessidade de leis que encontrem brechas no caso de recusa para o monitoramento de criadouros.
Oliveira disse que 80% dos criadouros encontram-se dentro dos domicílios, onde 95% das ações são mecânicas, ou seja, depende do cidadão. Por esta razão, relatou, a Defesa Civil tem realizado mutirões com o engajamento de igrejas e escolas.
Novidades no combate ao Zika
Rodrigo Stambeli, vice-presidente de Pesquisa e Laboratórios de Referência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), confirmou que "através do coletivo conseguimos vencer as doenças causadas por vetores, pois estão associadas à pobreza, à falta de saneamento básico". Após contabilizar sete mil casos de microcefalia, sendo 280 no Estado de São Paulo, Stambeli explicou o trabalho desenvolvido pela Fiocruz, cuja missão é reduzir a menos de 1% nas cidades brasileiras a contaminação pelo Aedes aegypti. Essa redução drástica teria de ocorrer até o final do ano, anunciou.
Ele se referiu primeiro às pesquisas realizadas pela Fiocruz, as quais mostraram que o Zika vírus podia ser encontrado no líquido amniótico, ultrapassava a barreira placentária e conseguia migrar para o sistema nervoso, causando a microcefalia. "É importante conhecer a biologia do vírus, para saber sobre os danos por ele causados; estes ocorrem não só nos primeiros meses de gravidez e podem causar também problemas auditivos; mostramos também a presença do vírus na urina e na saliva", relatou.
Stambeli lembrou ainda que a Fiocruz foi a responsável pelo multiteste molecular que realiza o diagnóstico simultâneo de Dengue, Zika e Chikungunya. Este multiteste ainda está em processo de validação, assim como outro projeto desenvolvido pela Fiocruz: o de colocar uma bactéria no mosquito Aedes aegypti. Essa bactéria passaria de geração em geração e assim haveria o controle vetorial.
As vacinas do Butantan
Na frente de batalha junto com a Opas, o Instituto Butantan tem como prioridade a vacina contra a dengue. "Dois terços da população mundial corre o risco de contrair dengue", informou Marcelo de Franco, diretor substituto do Instituto Butantan. Segundo ele, no Brasil, há 1,5 milhão de casos notificados. Mas, garantiu, a perspectiva é que os primeiros resultados dessa vacina, aplicada em 17 mil voluntários no ano passado, estejam prontos em julho do ano que vem.
A ideia é produzir o vírus e o soro antizika (para os que já estão com a doença), enfatizou Franco. Para tanto, há etapas a serem cumpridas e que estão sendo feitas pelo Instituto Butantan: isolamento do vírus, purificação, expansão, testes em roedores e macacos, antes de serem aplicados em humanos. "Para a Chikungunya, temos parceria com o Instituto Pasteur para testar uma nova vacina", acentuou.
Após reiterar que o Zika é um vírus pouco estudado, Álvaro Penteado Crósta, coordenador geral da Universidade Estadual de Campinas, explicou que a Unicamp organizou, como uma das ações no combate ao Aedes aegypti, uma biblioteca virtual contendo todas as informações e pesquisa sobre este assunto. "Esta biblioteca é acessada por 60 mil pessoas por dia", assinalou.
Penteado Crósta parabenizou o deputado Perugini pela instalação da Frente Parlamentar de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika vírus, lembrando que "esta iniciativa vem alavancar a busca de recursos para os laboratórios de pesquisa".
Falaram ainda, como convidados, Doriane Patrícia Ferraz de Souza, representante da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Dalton Pereira, superintendente de Controle de Endemias do Estado de São Paulo (Sucen). Doriane de Souza explicou que o papel da Anvisa, no enfrentamento ao Aedes aegypti é validar o registro de repelentes ou tecidos impregnados com produtos que afastam o mosquito. Pereira apresentou dados sobre casos confirmados das arboviroses no Estado de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações