Núcleo de Avaliação Estratégica apresenta planejamento para biênio 2016/2017
02/05/2016 18:52 | Da Redação: Monica Ferrero Fotos: José Antônio Teixeira

O Núcleo de Avaliação Estratégica (NAE), realizou reunião nesta segunda-feira, 2/5, na Assembleia Legislativa, para tratar sobre a estrutura do órgão. Uma das atribuições do órgão é traçar diretrizes do Sistema de Avaliação de Desempenho da Administração Pública (Sadap). Ambos órgãos foram criados pela Resolução 904 deste Parlamento.
A ex-deputada Sarah Munhoz, coordenadora de Avaliação Estratégica do NAE, explicou que "o NAE é um novo departamento dentro da Alesp, com poder de avaliar todos os serviços públicos e, na medida do possível, tentar ajudar a resolver os problemas que a população sofre pela inadequada execução do serviço público naquele determinado local. O NAE hoje tem uma área que vai verificar somente serviços públicos, uma área que vai propor estratégias para colaborar com esses serviços e outra que vai receber demandas e queixas ou denúncias da inadequada execução dos serviços públicos existentes por parte da população".
Ainda segundo a coordenadora, a participação da população poderá ser feita por três entradas. A primeira delas é através da Ouvidoria da Alesp, a outra através de deputados e, por último, as demandas poderão ser apresentadas diretamente ao NAE", cuja sede fica no Parlamento paulista.
Cabe ao NAE, além de organizar o Sadap, organizar também audiências itinerantes, com a presença de deputados, em todo o território paulista. A primeira dessas audiências será realizada a requerimento do deputado Paulo Corrêa Jr. (PEN). Ele propôs que, no próximo dia 13/6, quando a sede do governo paulista é transferida simbolicamente para a cidade de Santos, seja realizada uma audiência itinerante da Assembleia Legislativa naquela cidade, a ser coordenada pelo NAE. O evento será às 14h30, na Câmara Municipal de Santos.
A reunião visou dar as linhas direcionadoras do que é a avaliação de sua estratégia e dos pontos que serão trabalhados para dar respostas à população. Foram apresentados e discutidos com os membros da equipe técnica e assessores presentes a estrutura do Sadap, o planejamento estratégico e o plano de metas. A seguir, foram apresentadas as atividades dos setores de saúde, educação, segurança e transporte, meio ambiente, consumidor e novas demandas, áreas que receberão a atenção do NAE.
Ações
O NAE já foi designado para acompanhar algumas situações. Pelo Ato da Mesa 31/2015, o NAE foi encarregado de realizar levantamento e análise informações técnicas sobre as barragens existentes no Estado de São Paulo, da respectiva operação, condições de segurança, e potenciais riscos que oferecem à população e ao meio ambiente, considerando o incidente com a barragem na cidade de Mariana (MG). Determinou-se ainda que o relatório das atividades seja encaminhado à Mesa e às comissões de Infraestrutura, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, de Assuntos Metropolitanos e Municipais e de Atividades Econômicas.
Também foi estabelecido protocolo de intenções com a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP), objetivando o intercâmbio de informações sobre registro e comunicação de óbitos de cidadãos, para que o NAE proceda à pesquisa referente aos óbitos que repercutam na esfera da saúde. Esses dados deverão ser cruzados pelo NAE com os que serão solicitados junto à Secretaria de Estado da Saúde, de relação dos beneficiários/requerentes em demandas judiciais e administrativas que visam o fornecimento de medicamentos, insumos, tratamentos, procedimentos, dietas, nutrição, entre outros, visando inibir o indevido fornecimento destes após o falecimento dos referidos beneficiários/requerentes.
Em fevereiro de 2016, o NAE foi designado para proceder à pesquisa sobre os casos existentes de má formação cerebral (microcefalia), no âmbito do Estado de São Paulo, visando, em especial, à identificação de sua real causa e respectiva contenção. Os dados obtidos serão disponibilizados ao público e encaminhados à Comissão da Saúde.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações