Dia do Policial Militar Feminino é comemorado em sessão solene na Assembleia
13/05/2016 19:36 | Da Redação Fotos: Roberto Navarro






Instituído pela Lei 11.249/2002, o Dia do Policial Militar Feminino foi comemorado nesta sexta-feira, 13/5, em sessão solene proposta pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Fernando Capez, e pelo deputado Coronel Camilo (PSD).
"Todas as funções são nobres, mas na carreira militar a pessoa é preparada para o mais nobre dos sacrifícios: o da própria vida. E só neste ano tivemos 29 policiais mortos vítimas da violência insana", afirmou Capez, ao homenagear as integrantes da Polícia Militar.
O deputado Coronel Camilo, por sua vez, destacou que as mais de 10 mil PMs que atualmente fazem parte da corporação "passam por um trainemento exaustivo e apresentam uma admirável entrega ao trabalho". Ele agradeceu a esse contingente pelo "grande trabalho para a nossa sociedade no trato com as pessoas fragilizadas".
Admitindo a conquista de espaço das mulheres na PM, Camilo observou que reivindicações como a passagem para a inatividade das policiais após 25 anos de serviço ainda aguardam sua implantação.
A essa reivindicação fez coro o deputado federal Major Olímpio Gomes (SD/SP), que desejou às mulheres da PM "que tenham muito orgulho de envergar esse uniforme". Olímpio cobrou atenção para a tramitação, em Brasília, do PLP 257, que, segundo ele, congela salários e promoções e aumenta a contribuição previdenciária dos servidores públicos, afetando, portanto, também os PMs. "Quanto mais conturbado o quadro social, econômico e político, mais a sociedade espera de suas polícias", ele avaliou.
A passagem para a inatividade aos 25 anos foi apoiada ainda pelo deputado Coronel Telhada (PSDB), que também ressaltou "o momento social de muita agitação, com muita gente fomentando a desunião. Nós, PMs, somos o último esteio de São Paulo e devemos permanecer leais a nossos comandantes e à legalidade". Ele conclamou as PMs a que "não desanimem".
Em sua homenagem às PMs femininas, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Ricardo Gambaroni, lembrou que há espaços a serem ocupados pelas mulheres na corporação, como o próprio comando-geral e as equipes da Rota. "Mas a PM é uma instituição em que homens e mulheres estão lado a lado, em direitos e deveres", concluiu.
Simbolizando todo o contingente feminino, foram homenageadas a soldado Andréa da Silveira Dias, a cabo Vânia Rodrigues de Oliveira, a cabo Márcia Aparecida Romão, a tenente médica Luciana Maria Fernandes Guerra, a coronel Maria Aparecida de Carvalho Yamamoto, a coronel Fátima Ramos Dutra e a coronel Vitória Brasília de Souza Lima.
Em nome das sete policiais militares homenageadas, a coronel Vitória lembrou sua trajetória e os percalços vencidos na criação de um corpo policial feminino. Hoje, ela afirmou, "na PM não há discriminação". E ela observou às jovens policiais: "O trabalho de vocês é a continuação da nossa história".
Também participaram da cerimônia, entre outras autoridades, a ex-vice-prefeita Alda Marco Antônio, o vereador paulistano Andrea Matarazzo e o ex-deputado estadual Cabo Wilson, que, quando no exercício do mandato, foi o autor do projeto que resultou na instituição do Dia do Policial Militar Feminino.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações