Aglomeração Urbana de Piracicaba debate Orçamento estadual 2017
20/05/2016 20:20 | Da Redação: Marisa Mello Fotos: José Antônio Teixeira























Implementação do Hospital Regional é prioridade da região
A Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) realizou, na Câmara de Piracicaba, mais um debate sobre o Orçamento estadual 2017. Nesta sexta-feira, 20/5, os trabalhos foram conduzidos por Cezinha de Madureira (DEM). A mesa contou ainda com a presença dos deputados Roberto Morais (PPS) e Aldo Demarchi (DEM), o presidente da Câmara, Matheus Erler, o prefeito de Piracicaba, Gabriel Ferrato, o ex-deputado Dilmo dos Santos e as vereadoras Fátima Celim, de Cordeirópolis, e Elaine Alves, de Iracemápolis.
O prefeito Ferrato destacou como a principal demanda da Aglomeração Urbana de Piracicaba a área da saúde, em especial o Hospital Regional de Piracicaba, que precisa urgentemente ser equipado.
Luciana Vieira, diretora de base do Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza, pleiteou melhores condições de trabalho e de salários para os funcionários do centro, e para isso sugeriu o aporte de 3,3% do ICMS à autarquia. Matheus Avena, do DCE da Fatec, abordou a questão do auxílio bolsa-permanência, necessário ao combate da evasão estudantil. Ele pediu o aumento do valor e do número de bolsas concedidas.
A vereadora Fátima pediu mais centros de atenção ao idoso na região e também moradias populares. Já o vice-presidente da Câmara de Iracemápolis, João Moreira, reivindicou a duplicação da SP-151 e um aparelho de ultrassom para o pronto-socorro de sua cidade. Vereador de Águas de São Pedro, João Victor Barbosa reiterou a importância de ser implementado o Hospital Regional de Piracicaba. Solicitou também recursos para a conclusão da duplicação da SP-304 e para a alça viária do entorno de sua cidade.
Câmara de Piracicaba
O vereador de Piracicaba, Pedro Kawai, falou da alça de acesso que liga a Rodovia do Açúcar a Cornélio Pires, trecho sob manutenção do município, que está sem recursos para tal. "Apesar de ser um trecho de apenas 4 quilômetros, a precariedade do asfalto tem causado muitos acidentes graves." Seu colega de Câmara, Gilmar Rotta, reforçou a questão do hospital e pediu aporte financeiro para asfaltamento de ruas localizadas na área rural. Os vereadores Paiva e Paulo Campos pediram verbas para o custeio do Hospital Regional. Chico Almeida, também vereador de Piracicaba, ressaltou a situação precária das escolas estaduais, que necessitam de recursos para manutenção.
Cultura e agricultura
João Scarpa, do Fórum das Artes da Cena, lembrou que a CFOP aprovou aporte de recursos para o Proac, mas o Executivo não repassou os valores. "Neste ano, para piorar, houve corte de 40% no orçamento destinado à cultura no Estado." Scarpa pediu a garantia de repasse da verba do Proac. Antonio Chapéu, diretor teatral da Universidade Metodista de Piracicaba, reforçou as palavras de Scarpa, lembrando que "não se vive sem música, sem arte, o alimento da alma". Leo Silva, da Casa do Hip Hop de Piracicaba, disse que a cultura é o que centraliza o ser humano na sociedade.
Diretor da Agência Paulista de Tecnologia Agrícola (Apta) Polo Centro Sul, Fábio Dias, disse que o orçamento voltado a Apta tem sido reduzido ano a ano. "Os valores hoje mal cobrem os custos, não possibilitando investimentos no setor que representa 47% do Pib paulista, a agricultura. Sem comida no prato não há sanidade nem segurança, pois a fome gera a guerra." Insumos para a agricultura familiar foi o pedido de Cláudia Novolette, do Conselho de Segurança Alimentar.
Justiça e segurança
Presidente da Associação de Oficiais de Justiça do Estado de São Paulo, Mario Medeiros Neto, gostaria que o Judiciário tivesse mais autonomia e que o orçamento fosse especificado para que as algumas categorias do Judiciário não sejam desmerecidas em relação a outras. Ele também abordou a questão do atendimento descentralizado do Iamspe.
Peneloti Mendes, do Coletivo de Mulheres do PT, lembrou o problema da violência contra as mulheres e afirmou que apenas Piracicaba e Limeira têm delegacias de defesa da mulher, sendo que o atendimento não é contínuo. Ela reivindicou a construção de novas delegacias de defesa da mulher e que a unidade de Piracicaba passe a ter atendimento 24 horas.
Ao final, Cezinha de Madureira anunciou o resultado da plenária que a CFOP realizou junto aos participantes: saúde, educação e cultura foram os setores mais votados.
A próxima audiência pública para debater o Orçamento estadual 2017 acontece na Câmara de Santos, no dia 23/5, às 10h.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações