Assembleia sedia audiência pública sobre a unificação das polícias Civil e Militar
23/05/2016 18:49 | Da Redação - Foto: José Antônio Teixeira









A Assembleia Legislativa sediou, na manhã desta segunda-feira (23/5), audiência pública da Câmara dos Deputados sobre a unificação das polícias Civil e Militar. A mesa de trabalhos foi dirigida pelo deputado federal Edson Moreira da Silva (PR-MG), presidente da comissão especial da Câmara destinada a estudar e apresentar propostas de unificação, pelo deputado federal Capitão Augusto (PR-SP), coordenador do seminário, e pelos deputados estaduais Coronel Camilo (PSD), solicitante do evento, e Delegado Olim (PP).
Durante o debate, representantes das polícias Civil e Militar opinaram sobre o tema. De acordo com Edson Moreira, a população decidirá. "Vamos ouvir as opiniões mas não somos nós que decidiremos, é a população quem vai decidir o que é melhor. Faremos o projeto, porém, se a população não estiver de acordo, esta unificação não ocorrerá", explicou Moreira.
Capitão Augusto considerou a desmilitarização da polícia, após a unificação, um dos grandes problemas. "É inconcebível, não podemos aceitar a ideia de desmilitarizar a Polícia Militar, mas estamos dispostos ao debate", disse o parlamentar.
O delegado de polícia Waldir Covino acha que a discussão é importante, mas é necessário ter muito cuidado para afastar uma crítica oriunda da "síndrome do vira-lata", segundo a qual, tudo o que se produz no Brasil é ruim. "Normalmente, o que se ouve é que este formato só existe no Brasil, como o restante do mundo fizesse de uma única forma. Isso não é verdade. Cada país tem a sua referência cultural e cada país tem o seu formato", destacou Covino.
Direitos sociais
O coronel Azor Lopes da Silva informou que há 20 anos ouve sobre o tema no ambiente acadêmico e considera muito importante a democratização do tema segurança pública. Na opinião dele, uma das grandes mazelas que passam as forças policiais militarizadas é a limitação dos seus direitos sociais. "Militares não têm direito a greve, a filiação partidária, a acúmulo de cargos públicos, a sindicalização, e nem sequer direito a habeas corpus. Eu quero acreditar que seria interessante que todos tivessem esses direitos", considerou Azor.
O delegado Juvenal Marques, que tem a vivência de 36 anos na Polícia Militar, considera que as duas polícias devem sentar e discutir o assunto. "Polícias antagônicas, divididas, são mais fáceis de controlar. Penso que, na eventualidade de uma polícia estadual única, não podemos abrir mão de duas coisas: uma Lei Orgânica Nacional e um piso nacional de salário para o policial", refletiu Marques.
As opiniões serão incluídas no relatório da audiência pública. "Levaremos as propostas a Brasília e elas serão somadas às já existentes. Se ocorrer a unificação, quem vai ganhar será a população, que merece uma polícia de excelência", finalizou Moreira.
Compareceram ao debate membros e representantes de sindicatos e associações representativas das polícias Civil e Militar.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações