CMADS inicia discussão sobre revisão da Política Estadual de Resíduos Sólidos
24/05/2016 19:48 | Da Redação: Monica Ferrero Fotos: Roberto Navarro





A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) realizou nesta terça-feira, 24/5, reunião para debater a Política Estadual de Resíduos Sólidos. Estava presente a secretária executiva da Coordenação de Apoio Executivo à Gestão de Resíduos Sólidos da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Lia Helena Demange.
A reunião foi convocada atendendo ao pedido do deputado Carlão Pignatari (PSDB), que preside a subcomissão da CMADS formada para estudar a legislação estadual sobre resíduos sólidos. Segundo o parlamentar, a lei federal que trata de resíduos sólidos, datada de 2010, é mais avançada que a lei estadual sobre o tema. Por isso, a subcomissão irá discutir, inclusive com participação e entidades da sociedade civil, as readequações necessárias com especialistas, para formatar um projeto de lei, assinado pela CMADS.
A secretária executiva Lia Helena Demange apresentou os dados de estudo, com recomendações e sugestões, feito pela Secretaria do Meio Ambiente e pela Cetesb, apresentando pontos onde a lei estadual, de 2006, está defasada ou em conflito em relação à legislação federal. Dentre os pontos, está a questão da gestão adequada dos resíduos sólidos, com redefinições necessárias, principalmente acerca dos rejeitos, que são materiais inservíveis e não passíveis de reciclagem.
Também é necessário estabelecer normas para a coleta seletiva e para a responsabilização dos fabricantes e do comércio na logística reversa, continuou Lia Helena. Os municípios têm de ser cobrados, e cerca de 400 já apresentaram à Cetesb para análise seus respectivos planos de gestão de resíduos sólidos. Esses planos, porém, apresentam baixa qualidade técnica, com falhas principalmente no que se refere a prazos e indicadores.
O presidente da CMADS, Roberto Tripoli, lamentou que os temas levantados sejam discutidos há 20 anos sem solução. Falou da questão da logística reversa, que não funciona, e sugeriu a criação de campanhas para que o consumidor passe a devolver as embalagens dos produtos que compra e discussão sobre a incineração de lixo, comum em diversos países, onde é feita de modo a não poluir o ar.
A Cetesb não fiscaliza os aterros sanitários e os chamados lixões controlados, e prorroga o tempo de uso deles, reclamou Luiz Fernando Teixeira (PT). Também há ausência do Estado na fiscalização de áreas de mineração e de desmatamento, completou.
A deputada Ana do Carmo (PT) também defendeu uma maior conscientização da população acerca da reciclagem. Ela também anunciou a realização, no próximo dia 31/5, de audiência pública para tratar da implantação do Aterro Sanitário Ribeirão do Colégio, no município de Araçariguama.
Já o deputado Carlão Pignatari, que também é coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista e pelo Desenvolvimento Sustentável, convidou a todos para uma sessão solene, a ser realizada no próximo dia 6/6, para comemorar Dia Mundial do Meio Ambiente e a Campanha Saneamento para Todos. Participaram ainda da reunião os deputados Luiz Turco (PT), Chico Sardelli (PV) e Sebastião Santos (PRB).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações