Sessão solene no Legislativo Paulista comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente
06/06/2016 19:10 | Larissa Leão - Foto: José Antonio Teixeira






O Dia Mundial do Meio Ambiente foi tema de sessão solene realizada na Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira, 6/6. Presidido pelo deputado Carlão Pignatari (PSDB), o evento comemorou o Dia do Meio Ambiente e tratou assuntos importantes, como a incorporação da campanha "Saneamento para Todos. Já!".
Desde a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano da ONU realizada em Estocolmo, em 1971, instituiu-se 5 de junho como o Dia Mundial do Meio Ambiente. O objetivo principal da data é chamar atenção da população e governantes sobre problemas ambientais e a necessidade de preservação dos recursos naturais, além de questões como coleta seletiva, reciclagem e aquecimento global, entre outros assuntos.
No nosso país, milhões de pessoas não têm acesso a serviços básicos de tratamento de esgoto e coleta de lixo. Além disso, 35 milhões de pessoas não possuem água tratada em casa. Por isso, a campanha "Saneamento para Todos. Já!" soma esforços com a Campanha da Fraternidade 2016.
Ao início da sessão, Pignatari exibiu um trecho do vídeo da campanha "Casa Comum, nossa responsabilidade". O documentário aborda o problema da falta de saneamento básico, tratamento de esgoto e coleta de lixo.
Maria Cecília Brito, da Aliança pela Água, e Mario Cesar Mantovani, da SOS Mata Atlântica, relataram que o sistema de saneamento do Brasil é medieval. "Queremos alertar a sociedade e levar essa campanha para o Brasil. Vamos continuar nos mobilizando", afirmou Mantovani, que deu ênfase para que haja propostas de políticas públicas que atendam toda população. Já Maria Cecília Brito mencionou a questão da represa Guarapiranga, que está com volume alto de matéria orgânica.
Recursos hídricos
Durante a sessão foi discutida a questão da água, que é um recurso natural de extrema relevância em nosso desenvolvimento econômico. A secretária-adjunta de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Mônica Ferreira do Amaral Porto, ressaltou a importância não só da água, mas da universalização do saneamento. "É uma responsabilidade coletiva", afirmou, ressaltando a importância da participação da população e dos municípios. Mônica também destacou a necessidade de investimentos em educação e conscientização.
Realizada todos os anos, no período da Quaresma, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Campanha Ecumênica da Fraternidade deste ano traz reflexões sobre um problema que afeta o meio ambiente e a vida de todos os seres: a precariedade do saneamento. Dom Carlos Lema Garcia, bispo auxiliar de São Paulo, ressaltou que a Igreja Católica acompanha e colabora com a educação e conscientização.
A secretária estadual de Meio Ambiente, Patrícia Iglecias, destacou as ações positivas que o governo do Estado conquistou. Uma deles foi o Programa Nascentes, com o objetivo de preservar e recuperar as matas ciliares, além do Cadastro Ambiental Rural (CAR), um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais (90% já realizaram esse cadastro).
Carlão Pignatari ressaltou que saneamento é um investimento caro, mas que, junto com a Frente Parlamentar Ambientalista e pelo Desenvolvimento Sustentável (Frepam) e outras entidades vai buscar as soluções possíveis. "É preciso agir agora para minimizar o impacto que será deixado às futuras gerações".
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações