Bandas e fanfarras reivindicam visibilidade
17/06/2016 17:19 | Da Redação: Keiko Bailone Fotos: José Antonio Teixeira



Com a participação de maestros, alunos de música e representantes das principais entidades envolvidas com bandas e fanfarras no Estado, foi instalada nesta quinta-feira, 16/6, sob a coordenação do deputado Luiz Carlos Gondim (SDD), frente parlamentar em apoio a essa atividade cultural no Estado de São Paulo.
"Queremos que o governo nos enxergue, veja nosso trabalho junto às escolas da rede pública para a formação de alunos que no futuro passam a integrar bandas militares ou orquestras sinfônicas", disse Delgado Nunes, presidente da Associação de Bandas e Fanfarras da Baixada Santista (Afaban). Ele, que há 40 anos participa de bandas e fanfarras, conclamou os presentes a promover um ato na avenida Paulista para que possam ser ouvidos pelas autoridades e a população. Segundo Nunes, as cerca de 200 bandas existentes no Estado, formadas geralmente por 80 a 100 integrantes, se apresentam em desfiles militares ou festividades cívicas, tocando com trompetes, saxofones e triângulos, música popular ou erudita.
Formadora de valores humanos
Outros convidados enalteceram o resultado conseguido pelas bandas e fanfarras junto a alunos que a aderem a essa atividade. Diego da Costa Pereira, presidente da Associação Paulista de Bandas e Fanfarras (Ocifaban), enfatizou que a música, como ferramenta pedagógica, é formadora de valores humanos, "aguça a audição e a sensibilidade". Segundo ele, essa metodologia é largamente utilizada em outros países, "pois transforma a realidade de muitas famílias". Costa Pereira lembrou a necessidade de reforçar as iniciativas da frente parlamentar, pois falta infraestrutura - ônibus, por exemplo - quando as bandas viajam para participar de campeonatos.
Gilson Rubens Martins, presidente da Associação de Bandas e Fanfarras de Ribeirão Preto, lembrou sua infância pobre e o incentivo que recebeu do pai e de um maestro para integrar uma banda. "Não fosse por eles, não estaria aqui hoje, brigando pelo fortalecimento das bandas e fanfarras", relatou, justificando que, durante os ensaios, os músicos que estão à frente desse movimento, não raro assumem o papel de pais, administradores e psicólogos, auxiliando meninos e meninas carentes.
O major Elias Batista do Nascimento, comandante do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo, endossou as palavras dos que precederam sua fala, afirmando que a música ajuda na formação do caráter de jovens e adolescentes. Registrou que as 13 bandas de música da PM são formadas atualmente por 181 homens e mulheres, muitos dos quais vindos de bandas e fanfarras de escolas públicas.
Alternativa às drogas
O maestro Roberto Farias descartou a ideia que se tem de que a apresentação de bandas e fanfarras tem pouca audiência e não traz retorno. Em sua opinião, as bandas tem um trabalho inestimável: despertam jovens para a música, afastando-os das drogas, por exemplo. "E casas de recolhimento custam mais do que núcleos de formação musical", argumentou.
O deputado Luiz Carlos Gondim pronunciou-se ao final da cerimônia. Na mesma sintonia do maestro Roberto Farias, justificou a criação da frente parlamentar, pois "custa um dólar investir em um músico e 20 dólares para recuperar um drogado". Citou a vigência da Lei 7.992/1992, de autoria do ex-deputado Vitor Sapienza, que institui campeonato estadual e até interestaduais de bandas e fanfarras e apelou à sensibilização do governo para esse movimento.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações