CPI da Obesidade Infantil ouve representante da indústrias de refrigerantes

Durante o primeiro semestre do ano, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) constituída com a finalidade de investigar o crescimento da obesidade infantil no Estado de São Paulo ouviu representantes de entidades ligadas ao tema e da indústria de alimentos. Em junho, recebeu o diretor-presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (Abir), Alexandre Kruel Jobim. Ele defendeu que, apesar da fama de vilão dos refrigerantes, a bebida corresponde, em média, a 4% do consumo diário de calorias do brasileiro.
O representante da Abir informou que a entidade, criada em 1950 - inicialmente reunindo exclusivamente o setor de refrigerantes, possui atualmente 50 associados, que correspondem a 93% do mercado de bebidas não alcoólicas no Brasil. Ele destacou que a preocupação da indústria hoje é oferecer opções para os consumidores construírem dietas balanceadas. Esse objetivo segue uma tendência mundial e acompanha as orientações propostas pelo Pacto Nacional para Alimentação Saudável.
Estabelecido pelo Decreto federal 8.553/2015, o pacto tem foco na promoção do consumo de alimentos saudáveis e adequados e na ampliação das condições de oferta e disponibilidade desses alimentos para combater o sobrepeso, a obesidade e as doenças decorrentes da má alimentação da população brasileira. A proposta foi apresentada na 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, em Brasília.
Em respeito às ações do Legislativo, Alexandre Kruel Jobim afirmou não acreditar em legislação restritiva de consumo, mas na autorregulação do setor com apoio do Estado. O convidado da CPI lembrou que a proibição de consumo de refrigerantes nas escolas no Rio Grande do Sul, por exemplo, não impediu que aquele Estado continuasse a apresentar aumento da incidência de obesidade.
Conservantes
Questionado pelo deputado Ed Thomas (PSB) acerca do uso de substâncias, como benzoato, como conservante, na fabricação de refrigerantes, o diretor-presidente da Abir informou que a substância é necessária para a industrialização e que ela atua na segurança técnica e alimentícia de vários produtos.
Durante a reunião, os deputados aprovaram requerimento de autoria da parlamentar que preside a CPI, Maria Lúcia Amary (PSDB), propondo uma visita ao Instituto Movere, que atua na mudança do estilo de vida de crianças e adolescentes, oferecendo atividades físicas e orientação nutricional dentro do Programa Crescer, investimento social do Movere e da Pepsico do Brasil.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações