Profissionais de Educação Física são homenageados na Assembleia Legislativa
02/09/2016 19:51 | Da Redação Keiko Bailone - Fotos: Vera Massaro








Profissionais de educação física, professores, dirigentes, técnicos, educadores, estudantes e atletas de diferentes modalidades reuniram-se nesta quinta-feira, 1º/9, para comemorar, junto com os deputados que integram a Comissão de Assuntos Desportivos, a data de promulgação da Lei Federal 9.696/1998, que regulamentou a profissão.
Ao abrir a solenidade, o presidente Fernando Capez disse que a comemoração do Dia do Profissional de Educação Física nesta Assembleia, maior parlamento estadual da América Latina e segundo maior do país, mostra o reconhecimento do esporte e, por consequência, a valorização dos profissionais que atuam nesta área. "Não há mecanismo mais rápido de inclusão social do que o caminho do esporte", destacou, lembrando que os dependentes químicos encontram no esporte e na assistência prestada pelas igrejas amparo para seus problemas.
Personal trainer
O deputado Wellington Moura (PRB), presidente da Comissão de Assuntos Desportivos, falou de seu Projeto de Lei 1.291/2015, que regulamenta a atividade do personal trainer e, em um dos artigos, proíbe as academias de cobrar desse personal taxas superiores às mensalidades pagas pelo aluno que contratou o profissional.
Ao abordar a importância da atividade física na vida das pessoas, Moura referiu-se à sua experiência: pesava 170 quilos, submeteu-se à cirurgia bariátrica, e hoje é adepto de esportes, por ser um fator de inclusão social e saúde.
Os demais parlamentares presentes " Alencar Santana (PT), Paulo Corrêa Jr. (PEN), Itamar Borges (PMDB) e Hélio Nishimoto (PSDB) " também saudaram os profissionais de Educação Física. Santana enfatizou que esse profissional, seja de escola, academia, clube ou time, vira referência porque esporte não é só a atividade física em si. "Há educação, disciplina, respeito, construção de uma identidade social; e o profissional de Educação Física, seja como competidor, atleta medalhista ou não, ajuda a disseminar a atividade esportiva como algo bom", acrescentou. Disse que o esporte não deve ser visto somente como gerador de dividendos e imagens, mas reconhecido pela sua grandeza, dimensão e diversidade.
Paulo Corrêa Jr. homenageou especialmente atletas que atuam na Baixada Santista em diferentes vertentes como patinação, artes marciais, handebol, atletismo e basquete. Itamar Borges contou que se formou em Educação Física, em Santa Fé do Sul, e foi professor nessa área antes de se tornar prefeito da cidade. Nishimoto, igualmente, fez referência aos profissionais que indicou para serem homenageados. Vale lembrar, os deputados que integram a Comissão de Assuntos Desportivos e conselheiros regionais de Educação Física do Estado de São Paulo (CREF 4) indicaram 113 profissionais da capital e interior para receber homenagens.
A luta pela regulamentação
Estão hoje registrados no Cref Região São Paulo 134 mil profissionais de Educação Física. Há 18 anos, quando se iniciou a luta pela regulamentação, eram apenas 2 mil. Atualmente, estima-se que 400 mil profissionais atuem em todo o país. Esses números foram citados por Flávio Delmanto, 1º vice-presidente do Cref-4.
Ao final, manifestaram-se o presidente do Cref-4, Nelson Leme da Silva Júnior, Humberto Panzetti, presidente da Associação Brasileira dos Secretários Municipais de Esportes e Lazer, e Jorge Steinhilber, presidente do Conselho Federal de Educação Física. Os dois primeiros enalteceram a parceria entre o Cref-4 e a Assembleia Legislativa, lembrando que políticas públicas para a valorização dos profissionais de educação física dependem de leis aprovadas pelos parlamentares paulistas. Já Steinhilber opinou que o esporte em si não promoveria saúde, inclusão social e educação se não houvesse a orientação do profissional de educação física.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações