População de Parelheiros recebe carreta do programa Mulheres de Peito
05/09/2016 19:18 | Da Redação: Keiko Bailone Fotos: Marco Antonio Cardelino











O presidente Fernando Capez compareceu neste sábado, 3/9, no bairro de Parelheiros, local onde está estacionada a carreta itinerante do Mulheres de Peito, para acompanhar o atendimento desse programa na região. As 25 mulheres agendadas se apresentaram a partir das 9 horas, e a expectativa era a de que até o meio dia todas as pacientes tivessem sido atendidas. Com exceção do sábado, a intenção é a de que o total de pacientes, nos dias úteis, chegue a 50 mulheres/dia.
Capez, acompanhado da representante do Grupo de Saúde do Núcleo de Avaliação Estratégica (NAE), Nelma Aparecida Andrade Souza, conversou com as representantes da área de saúde da região e ouviu as explicações da técnica responsável pela carreta sobre o funcionamento dos equipamentos.
Ele enfatizou que a carreta ficará até o final deste mês no pátio do cartório de Parelheiros, graças à parceria entre a Assembleia Legislativa e secretaria da Saúde, com intermediação do NAE. "Tivemos de aguardar dois anos antes de conseguir a carreta; havia 90 municípios na nossa frente; mas chegou nossa vez", comemorou.
O presidente acrescentou que a ideia da carreta do Mulheres de Peito surgiu após levantamento feito pelo NAE, o qual revelava que viviam no distrito de Parelheiros cerca de dez mil mulheres de 40 a 49 anos. "Nessa faixa etária também tem se registrado incidência de câncer, segundo pesquisas recentes", destacou. Vale lembrar, o atendimento no SUS prioriza mulheres acima dos 50 anos.
Nelma Souza informou que as 18 Unidades Básicas de Saúde de Parelheiros dispunham de apenas 30 vagas por mês " não existe Ambulatório Médico de Especialidades (AME) na região. E havia 311 mulheres na fila de espera. "Sendo assim, a última da fila teria de esperar dez meses para poder fazer uma mamografia", relatou.
O atendimento na carreta itinerante ocorrerá nos dias úteis, das 9 às 17 horas, e no sábado, das 9 ao meio dia. Nesse período, uma viatura policial permanecerá no local, sob a responsabilidade do tenente coronel Celso Aparecido Rodrigues.
As pacientes que tiverem de 35 a 49 anos terão de ter pedido médico para serem agendadas. As com idade superior a 50 anos, deverão trazer RG e cartão do SUS. O agendamento só pode ser feito no local onde está a carreta: Cartório Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais e Tabelião de Notas de Parelheiros, à rua Sadamu Inoue, 179, telefones 5638-0668 e 5527-0186.
Visita a Engenheiro Marsilac
Nesse mesmo dia, o presidente Fernando Capez e representantes do Conseg visitaram a Escola Estadual Regina Miranda, onde assistiram ao desfile cívico dos alunos que compõem a fanfarra de Engenheiro Marsilac, zona sul da capital paulista, e dos estudantes do ensino fundamental e médio. Participaram também dos desfiles as viaturas que fazem a ronda escolar, os guardas civis municipais e os componentes da Cavalaria da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações