Assembleia Legislativa se solidariza com a campanha Outubro Rosa
06/10/2016 18:58 | Da Redação Foto: José A. Teixeira

A Assembleia Legislativa solidariza-se, neste mês, à campanha do Outubro Rosa, movimento internacional que tem por objetivo alertar a população para a prevenção contra o câncer de mama. A fachada do Palácio 9 de Julho exibe, à noite, a cor rosa.
Aproveitando o ensejo da campanha focada na mulher, o Instituto do Legislativo Paulista promove, nesta quinta-feira, 6/10, às 19h, no auditório Teotônio Vilela, palestra da professora Maria Garcia sobre "A condição feminina no contexto atual".
Maria Garcia adiantou que abordará a participação das mulheres no cenário político nacional. "Elas são administradoras natas e devem conquistar também este espaço".
Por que rosa?
A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando um laço cor-de-rosa, lançado pela Fundação Susan Komen for the cure, foi distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990. Desde então, essa maratona é promovida anualmente na cidade. Somente em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi, nos Estados Unidos, começaram efetivamente a fomentar ações voltadas à prevenção do câncer da mama. E, para sensibilizar a população, passaram a enfeitar monumentos, prédios públicos, pontes e fachadas de teatros com laços cor de rosa. Depois, surgiram outras ações como corridas, partidas de boliche e desfiles de moda com pacientes de câncer de mama.
A primeira iniciativa dessa natureza no Brasil ocorreu em outubro de 2002, quando o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, mais conhecido como Obelisco do Ibirapuera, na capital paulista, foi iluminado com a cor rosa. "Foi um período efêmero, em que se comemoravam os 70 anos do fim da Revolução de 32", relatou o coronel PM reformado Mário Fonseca Ventura. A ideia partiu de um grupo de mulheres engajadas na luta contra o câncer da mama.
O câncer de mama
Atualmente, 8,2 milhões de pessoas morrem por ano de câncer no mundo. No Brasil, foram registradas 189.454 mortes por câncer em 2013 (INCA). Para 2016, estima-se a ocorrência de mais de 596 mil casos da doença no país. Apesar de esse tipo de câncer, na maioria das vezes ser curável, é o que mais mata as mulheres no Brasil. Uma das causas, segundo especialistas, é a falta de realização de exames de detecção precoce da doença, a mamografia.
Este exame é recomendado, pelo Ministério da Saúde, para pacientes com mais de 50 anos. Mas, levantamento do hospital AC Camargo, feito com 4.527 pacientes, mostrou que 40% das mulheres que receberam o diagnóstico da doença tinham menos de 50 anos. Do total de pacientes acompanhadas, 11,4% descobriram a doença até os 39 anos e outras 28,7%, entre os 40 e os 49 anos. A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda o exame a partir dos 40 anos.
Fontes: Inca e Estadão
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações