Oncologista fala sobre o câncer de mama e defende a prevenção






Diagnóstico, informação e educação foram os principais temas da palestra da oncologista Célia Tosello, com o tema Informação sobre Prevenção do Câncer, realizada nesta segunda-feira, 23/10, na Assembleia Legislativa. A palestra faz parte da programação do Departamento de Documentação e Informação (DDI) e do Instituto do Legislativo Paulista (ILP) relacionada ao Outubro Rosa. Com a parceria do Sindicato dos Corretores de Seguro do Estado de São Paulo (Sincor), o encontro desta segunda-feira teve também a palestra de Maria Helena Monteiro: Autoconfiança, convicção para agir.
O diretor do DDI, Rodrigo Tritapepe, ressaltou que a parceria com o Sincor foi fortemente motivada pelas palestras e eventos ocorridos durante o Outubro Rosa, que ressaltaram um aspecto preocupante do câncer de mama: cerca de 95% dos casos de mortes causados pela doença poderiam ser evitados caso tivessem sido diagnosticados com mais antecedência.
Segundo a médica Célia Tosello, existem atualmente muitas possibilidades de impedir o avanço da doença. O diagnóstico é simples e pode ser feito por meio de exames regulares de mamografia e, quando necessário, ultrassonografia e ressonância magnética. Se confirmada a doença em estágio inicial, há formas de tratamento eficazes, inclusive cirurgias com pouco dano estético.
Como detectar
A detecção da doença de forma mais ampliada supõe processos de educação da população que incentivem o autoexame, visitas médicas, exames radiológicos e a não ter medo de reconhecer a doença. Para Célia, no caso de o câncer ser detectado, quanto menor for o tumor, melhor o prognóstico da doença; maiores possibilidades de cirurgias com poucos danos; aplicação de tratamentos menos agressivos; maior sobrevida; e garantia de qualidade de vida, apesar da doença.
Apesar dos potenciais tecnológicos existentes, o Brasil registra ainda 14 mortes por câncer de mama em cada grupo de 100 mil mulheres. "Infelizmente, a taxa de mortalidade no Brasil é ainda muito alta, pela falta do diagnóstico." A oncologista acrescenta ainda que se trata de uma doença cara e mutilante, que registra anualmente 60 mil novos casos. Os números, segundo ela, podem aumentar ainda mais em razão do envelhecimento da população.
A médica também ponderou que a atenção deve estar presente em diferentes faixas etárias. Um nódulo persistente é perigoso. É sempre preciso identificar se um cisto eventualmente identificado regride, após a menstruação, ou se seu tamanho aumenta. Os nódulos com risco são normalmente rijos, densos, pois têm muitas células. É preciso observar sempre se os nódulos aparecem também em outros lugares do corpo. "As mulheres precisam conhecer suas mamas, educar-se, ler, perguntar, participar e compartilhar com outras pessoas", concluiu a oncologista.
Participou também do evento a 2ª vice-presidente do Sincon, Simone Martins. A entidade também promove a partir desta segunda-feira uma exposição na Assembleia Legislativa com o título O Corretor de Seguros Através dos Séculos, que ficará aberta ao público ao longo das próximas semanas, no Hall Monumental.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações